THE PROCESS OF WORKING IN NURSING SUPERVISION

Main Article Content

Jennyesle Lima Castro de Santiago
Juliana Macêdo de Medeiros
Fernanda M F Castelo Branco
Christiane Lopes Xavier
Iluska Borges Dias
Claudete Ferreira de Souza Monteiro

Resumo

Objetivos: Descrever o processo de trabalho dos enfermeiros supervisores das Equipes Saúde da Família; identificar os desafios vivenciados pelos supervisores no processo de supervisão das Equipes Saúde da Família e discutir as possibilidades de novas práticas de trabalho que contribuam para efetivação do modelo centrado em prevenção e promoção da saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva com abordagem qualitativa. Resultados: As supervisoras ressaltaram a importância do planejamento com as equipes, porém enfatizaram a sobrecarga de trabalho relativa à resolução de problemas administrativos da Unidade Básica de Saúde como um desafio a ser superado. Conclusão: As supervisoras demonstraram um desejo de realizar o acompanhamento das equipes apenas com um aspecto de “convisão” com a finalidade de apoiar, orientar e ajudar, sem a responsabilização por problemas administrativos da UBS. A supervisão deve superar o enfoque restrito do controle de tarefas, avançando para o caráter educativo que essa ação implica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Santiago JLC de, Medeiros JM de, Branco FMFC, Xavier CL, Dias IB, Monteiro CF de S. THE PROCESS OF WORKING IN NURSING SUPERVISION. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 2º de maio de 2012 [citado 17º de janeiro de 2022];(Supl.):217-28. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1983
Seção
Research
Biografia do Autor

Jennyesle Lima Castro de Santiago, UFPI

Mestranda em enfermagem pela UFPI, Enfermeira do Hospital de Urgência de Teresina-Pi e do SAMU 192 de Piripiri-Pi.  End: Rua Paraíba 1463 Vila Operária Teresina-PI CEP: 64003-460. Tel: 86-94430572;32142759. 

Juliana Macêdo de Medeiros, NOVAFAPI

Mestranda em Saúde da Família pela NOVAFAPI, Enfermeira da ESF de Caxias-Ma e Docente da faculdade NOVAFAPI. 

Fernanda M F Castelo Branco, NOVAFAPI

Mestranda em Saúde da Família pela NOVAFAPI, Enfermeira e Docente da faculdade NOVAFAPI. 

Christiane Lopes Xavier, NOVAFAPI

Mestranda em Saúde da Família pela NOVAFAPI,Fisioterapeuta do Hospital Infantil Lúcido Portela, Docente na FSA e CEUT

Iluska Borges Dias, NOVAFAPI

Mestranda em Saúde da Família pela Novafapi, Pós graduada em Dermatologia e Professora substituta da cadeira de Dermatologia da Universidade Estadual do Piauí, 

Claudete Ferreira de Souza Monteiro, NOVAFAPI

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem, Sub-coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Mulher e Relações de Gênero-NEPEM e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Saúde, Gênero e Violência. Professora da Novafapi. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)