HUMANIZED CARE FROM THE NURSING STAFF OF A PEDIATRIC INPATIENT UNIT

Autores

  • Ellen Cristina Vargas Oliveira UFTM
  • Jesislei Bonolo Do Amaral Teixeira UFTM
  • Débora Vieira de Almeida Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3375-3382

Palavras-chave:

Humanização da Assistência, Assistência Hospitalar, Equipe de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar o contexto da humanização da assistência em relação a significado, fonte de informação e percepção da equipe de enfermagem da Unidade de Internação Pediátrica (UIP) sobre a sua própria assistência. Método: estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado no Hospital das Clínicas da UFTM. Participaram do estudo 21 profissionais. Estes responderam um questionário com questões fechadas e abertas. Resultados: os profissionais reconheceram a instituição como principal fonte de informação. Quanto ao conceito de humanização e percepção de sua assistência, emergiram três categorias: estrutural, organização/gestão do serviço e relacional. Os profissionais de enfermagem consideram que prestam assistência humanizada e que a humanização é condição primordial para o estabelecimento de uma assistência de qualidade. Conclusão: a equipe de enfermagem da UIP reconhece a participação da instituição no caráter informativo, entretanto, esta nem sempre é vivenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Cristina Vargas Oliveira, UFTM

Enfermeira. Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - Atenção à saúde da criança e do adolescente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.

Jesislei Bonolo Do Amaral Teixeira, UFTM

Enfermeira. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.

Débora Vieira de Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Downloads

Publicado

2013-01-28

Como Citar

1.
Vargas Oliveira EC, Bonolo Do Amaral Teixeira J, Vieira de Almeida D. HUMANIZED CARE FROM THE NURSING STAFF OF A PEDIATRIC INPATIENT UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de janeiro de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(1):3375-82. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1987

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics