CHARACTERIZATION AND INDICATIVE OF PERSONALITY DISORDER IN UNIVERSITY STUDENTS

Autores

  • Camila de Oliveira do Amaral Savaris Unijuí
  • Eniva Miladi Fernandes Stumm Unijuí
  • Marli Maria Loro Unijuí
  • Rosane Maria Kirchner Unijuí
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Unijui

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3411-3420

Palavras-chave:

Descritores, Perfil de saúde, Avaliação em saúde, Determinação da personalidade.

Resumo

Objetivo: avaliar a personalidade de estudantes de Administração de uma universidade do noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da identificação de traços de personalidade e indicativos de transtornos da mesma. Método: quantitativa, descritiva, realizada no período de abril a junho de 2010. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e Escala Fatorial de Neuroticismo – que investiga vulnerabilidade, desajustamento psicossocial, ansiedade e depressão. Resultados: prevalência de atividades de lazer, que tem relação com bem-estar e qualidade de vida. Na avaliação da personalidade constatou-se que a maior parte dos estudantes apresentou escores esperados nas quatro dimensões avaliadas, o que significa que não apresentam sintomas de transtornos. Conclusão: um considerável percentual de estudantes apresentou escores abaixo do esperado nas dimensões avaliadas, indicando que sintomas importantes são experimentados, eventualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Oliveira do Amaral Savaris, Unijuí

Psicóloga, especialista em Saúde Mental pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul(UNIJUI –RS). Rua Alexandre da Motta, 943, AP.405. Centro, Carazinho/RS. Fone: 55-99821294.

Eniva Miladi Fernandes Stumm, Unijuí

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ, doutoranda em Ciências pela UNIFESP. Rua 20 de setembro, 902, centro Ijui/RS. Fone: 55-33322277

Marli Maria Loro, Unijuí

Mestre em Educação pela Unijui. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ, doutoranda em Ciências pela UNIFESP/EEAN. Rua 24 de Fevereiro 1489, Ijui/RS. Fone: 55-33320460.

Rosane Maria Kirchner, Unijuí

Doutora em Engenharia Elétrica – Métodos de Apoio à Decisão. Professora de Estatística do Centro de Educação Superior Norte-RS(CESNORS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Unijui

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Doutoranda nas Ciências pela Unifesp.Docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).Rua do Comércio 2000 Ijuí –RS CEP:89700-000.

Downloads

Publicado

2013-01-31

Como Citar

1.
Savaris C de O do A, Stumm EMF, Loro MM, Kirchner RM, Kolankiewicz ACB. CHARACTERIZATION AND INDICATIVE OF PERSONALITY DISORDER IN UNIVERSITY STUDENTS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de janeiro de 2013 [citado 19º de abril de 2024];5(1):3411-20. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1988

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics