MENTAL ILLNESS IN THE VIEW OF PSYCHOTIC INDIVIDUALS: THEIR LINES AND GRAPHIC REPRESENTATIONS

Main Article Content

Danieli Gasparini
Leila Mariza Hildebrandt
Isabel Cristina Pacheco Van der Sand
Marinês Tambara Leite
Solange Maria Schmidt Piovesan
Marlene Gomes Terra

Resumo

Objetivo: conhecer os significados da doença mental para indivíduos com enfermidades psicóticas, internados em um hospital geral. Metodologia: estudo descritivo com abordagem qualitativa. Constituíram a amostra cinco pessoas. Foi utilizada entrevista semi-estruturada e representação gráfica para obtenção das informações. Os dados foram submetidos à análise do conteúdo, do tipo temática. Resultados e Discussão: os pesquisados se reportaram à doença mental, como resultado de castigos divinos e da feitiçaria; realidade carregada de sofrimento e dificuldades; fruto de perdas sofridas e de vivências da infância; algo difícil de explicar, carregado de estigma, incompreensão, descrédito e desqualificação; presença de sintomas; limitadora para as atividades cotidianas e incapacitante para o trabalho. Conclusão: conclui-se que há necessidade de intervenções que ultrapassem a redução e controle de sintomas, dirigindo um olhar para as relações do doente mental com família, trabalho e comunidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Gasparini D, Hildebrandt LM, Van der Sand ICP, Leite MT, Piovesan SMS, Terra MG. MENTAL ILLNESS IN THE VIEW OF PSYCHOTIC INDIVIDUALS: THEIR LINES AND GRAPHIC REPRESENTATIONS. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 5º de fevereiro de 2013 [citado 30º de março de 2023];5(1):3421-3. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1989
Seção
Research
Biografia do Autor

Isabel Cristina Pacheco Van der Sand, UFSM/CESNORS

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela USP, Docente do Curso de Enfermagem da UFSM, campus de Palmeira das Missões/RS. Doutoranda do Programa Interinstitucional Novas Fronteiras (Dinter UNIFESP/UFRJ/UFSM).

Marinês Tambara Leite, UFSM/CESNORS

Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, Docente do Curso de Enfermagem da UFSM, campus de Palmeira das Missões/RS, Tutora do Grupo PET Enfermagem da UFSM/CESNORS

Solange Maria Schmidt Piovesan, Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS

Enfermeira vinculada à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Ijuí/RS, Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ.

Marlene Gomes Terra, UFSM

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela UFSC, Docente do Curso de Enfermagem da UFSM, campus Santa Maria/RS.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>