MATERNAL PERCEPTION OF THE SKIN TO SKIN CONTACT WITH PREMATURE INFANTS THROUGH THE KANGAROO POSITION
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Analisar a vivência de puérperas durante a hospitalização do prematuro na primeira etapa do Método Canguru (MC) e conhecer como o primeiro contato pele a pele entre mãe e filho através da posição canguru colabora com esta vivência. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, respeitando a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, realizado através de entrevistas semiestruturadas com doze puérperas, em outubro de 2010. Resultados: A análise de conteúdo evidenciou que puérperas vivenciam um período de estresse no início da hospitalização do prematuro na primeira etapa do MC, representada pelo abandono das atividades diárias e da família. Conclusão: A realização da posição canguru proporcionou a expressão de sentimentos relacionados à felicidade da puérpera ao se perceber uma verdadeira mãe, já que pode participar de forma indireta do cuidado do filho e promover condições para o seu desenvolvimento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
1.
dos Santos LM, de Morais RA, Freitas Miranda J de O, de Santana RCB, Oliveira VM, Nery FS. MATERNAL PERCEPTION OF THE SKIN TO SKIN CONTACT WITH PREMATURE INFANTS THROUGH THE KANGAROO POSITION. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 19º de fevereiro de 2013 [citado 30º de março de 2023];5(1):3504-1. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1994
Edição
Seção
Research
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.