THE TEAM OF NURSING AND RADIOLOGICAL HAZARDS

Autores

  • Luana Possamai Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Sarturi Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do RS (UFSM/CESNORS) Campus de Palmeira das Missões.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3580-3587

Palavras-chave:

Enfermagem. Saúde do trabalhador. Radiologia. Radiação ionizante.

Resumo

Objetivo: Descrever as características do perfil pessoal e profissional da equipe de enfermagem do setor radiológico. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa, realizada em um Hospital Público do Rio Grande do Sul, com dez trabalhadores da equipe de enfermagem. A coleta dos dados foi por um questionário e os dados foram organizados e tabulados em gráficos e tabelas, fundamentados conforme a literatura pertinente à temática. Resultados: Os sujeitos eram do sexo feminino, 50% com faixa etária entre 40 a 49 anos, 60% casadas, 60% auxiliares de enfermagem na instituição a mais de três anos e permanecem no setor radiológico mais de três horas/dia, 50% fazem uso dos EPIs e 80% conhecem os riscos à saúde, principalmente, esterilidade e câncer. Conclusão: A Educação Permanente pode ser uma ferramenta a ser utilizada pela equipe de enfermagem para evitar práticas não seguras frente às radiações ionizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Possamai Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES.

Fernanda Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do RS (UFSM/CESNORS) Campus de Palmeira das Missões.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSM-CESNORS.

Publicado

2013-03-15

Como Citar

1.
Possamai Menezes L, Sarturi F. THE TEAM OF NURSING AND RADIOLOGICAL HAZARDS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de março de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(2):3580-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2051

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics