PROFILE OF BLOOD DONORS FROM THE BLOOD CENTER PUBLIC THE NATAL/RN

Main Article Content

Samilly Márjore Dantas Liberato
Isabelle Katherinne Fernandes Costa
Celita Menezes Pessoa
Maria Aparecida Caldas Nogueira
Maria Dolores Monte Nunes Araújo
Gilson de Vasconcelos Torres

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil dos doadores e as doações de sangue em um serviço de hemoterapia. Métodos: estudo descritivo, retrospectivo, exploratório, quantitativo realizado no Hemocentro Público de Natal/RN. Os dados foram coletados após assinatura de Termo de Anuência pela diretora da instituição através de formulário estruturado utilizando-se como fonte o banco de dados do serviço. Teve como critério de inclusão pessoas que doaram sangue em 2010 e 2011. Em seguida os dados foram organizados no Excel 2007, transferidos para o SPSS (20.0), analisados por estatística descritiva e apresentados sob a forma de tabelas. Resultados: prevaleceram homens, com idade maior que 29 anos e 2° grau completo. A maioria das doações eram do tipo de reposição, com frequência de retorno e o tipo sanguíneo mais doado foi o “O” positivo. Conclusão: evidencia-se que a captação e fidelização de doadores requerem trabalho incessante de conscientização da população e um serviço de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Liberato SMD, Costa IKF, Pessoa CM, Nogueira MAC, Araújo MDMN, Torres G de V. PROFILE OF BLOOD DONORS FROM THE BLOOD CENTER PUBLIC THE NATAL/RN. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 19º de fevereiro de 2013 [citado 26º de setembro de 2022];5(1):3523-30. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2072
Seção
Research
Biografia do Autor

Samilly Márjore Dantas Liberato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do 9° período em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de iniciação científica (CNPq). Natal/RN, Brasil.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Rio Grande Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem/UFRN, Bolsista CAPES, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFRN.

Celita Menezes Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bióloga.Especialista em Processo de Cuidar em Saúde/UFRN. Servidora do Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN. Natal/RN, Brasil.

Maria Aparecida Caldas Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Direito. Especialista em Processo de Cuidar em Saúde/UFRN. Servidora do Núcleo de Hematologia e Hemoterapia/UFRN. Natal/RN, Brasil.

Maria Dolores Monte Nunes Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Direito. Especialista em Processo de Cuidar em Saúde/UFRN. Servidora do Núcleo de Hematologia e Hemoterapia/UFRN. Natal/RN, Brasil.

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Titular Departamento de Enfermagem/UFRN. Coordenador do Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem. Pesquisador do CNPq (PQ2). Natal/RN, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>