Home parturition: power to feminine nature and a challenge for the obstetric nurse

Autores

  • Roberta Mattos de Souza Secretaria Municipal de Saúde de Carapebus
  • Lidia Santos Soares Universidade Federal Fluminense
  • Jane Baptista Quitete UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.118-131

Palavras-chave:

Saúde da mulher, enfermagem obstétrica, parto domiciliar

Resumo

O trabalho discute o poder feminino na arte de parir, dando voz às mulheres que protagonizaram este ato através do parto domiciliar. Objetivos: Identificar os motivos que levaram as mulheres a optarem pelo parto domiciliar; avaliar a assistência obstétrica recebida pelas parturientes em seus domicílios. Metodologia: Utilizou-se a história de vida e os sujeitos foram constituídos por cinco mulheres que tiveram seus partos no domicílio, assistidas pela enfermeira obstetra. A coleta dos dados foi realizada em outubro e novembro de 2009 através da entrevista semiestruturada. Resultados: Os resultados revelaram que a motivação para a escolha de um parto fora do modelo institucionalizado está relacionada à multifatores como personalidade, estilo de vida, visão de mundo e experiências vivenciadas com seus ascendentes. Conclusão: A enfermeira obstetra foi considerada uma profissional acolhedora e competente para acompanhar o parto domiciliar transmitindo tranquilidade e segurança às parturientes. Descritores: Saúde da Mulher, Enfermagem Obstétrica, Parto Domiciliar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Mattos de Souza, Secretaria Municipal de Saúde de Carapebus

Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Carapebus/RJ. Graduada pela Universidade Federal Fluminense, Polo Universitário de Rio das Ostras. (2010).

Lidia Santos Soares, Universidade Federal Fluminense

Docente Adjunto II do Curso de Enfermagem, Departamento Interdisciplinar, Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora das disciplinas Saúde da Mulher I e Saúde Coletiva I.

Jane Baptista Quitete, UFF

Docente do Curso de Enfermagem, Departamento Interdisciplinar, Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda em Enfermagem/UERJ. Professora das disciplinas Saúde da Mulher I e Saúde da Mulher II.

Publicado

2014-01-29

Como Citar

1.
Souza RM de, Soares LS, Quitete JB. Home parturition: power to feminine nature and a challenge for the obstetric nurse. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 29º de janeiro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(1):118-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2260

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics