THE CULTURAL CONSTRUCTION OF THE BIRTH PROCESS

Main Article Content

Lizandra Flores Pimenta
Lúcia Beatriz Ressel
Karine Eliel Stumm

Resumo

Estudo qualitativo realizado em hospital de ensino e uma unidade básica de saúde, no ano de 2011. Objetivamos compreender de que forma a cultura influencia no processo de parturição da mulher. Foram entrevistadas 08 mulheres. Os depoimentos foram analisados e interpretados conforme Análise de Conteúdo Temática. Os resultados mostram que o significado positivo transmitido por mulheres do convívio das entrevistadas proporcionou um parto enriquecedor e influenciou na preferência por parto normal. As participantes que receberam comentários de teor negativo sentiram medo, ansiedade e insegurança durante a experiência do parto. Compreendemos que a cultura influencia no processo de parturição das mulheres.

DESCRITORES: Antropologia, Enfermagem, Parto Obstétrico, Saúde da Mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Pimenta LF, Ressel LB, Stumm KE. THE CULTURAL CONSTRUCTION OF THE BIRTH PROCESS. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 29º de agosto de 2013 [citado 16º de maio de 2022];5(4):591-8. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2344
Seção
Research
Biografia do Autor

Lizandra Flores Pimenta, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria.

Lúcia Beatriz Ressel, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Karine Eliel Stumm, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>