Aids as a disease of the others: an analysis of women’s vulnerability

Autores

  • Carla Marins Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Octavio Muniz da Costa Vargens Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3125-3134

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Enfermagem, HIV, Vulnerabilidade, Gênero e saúde

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção das mulheres com relacionamento estável quanto à vulnerabilidade feminina para contrair aids. Métodos: Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada em 2008 num Campus Universitário no Rio de Janeiro. Foram entrevistadas 15 mulheres autodeclaradas em relacionamento estável, de diferentes escolaridades, raças e religião. Atenderam-se às exigências do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Resultados: As entrevistadas consideram as mulheres em relacionamento estável vulneráveis por confiarem no parceiro, não usarem preservativos e pela falta de informação. Tabus e vergonha mostraram-se obstáculos para prevenção. Conclusão: Evidenciou-se que as entrevistadas reconhecem as outras mulheres como tendo sua vulnerabilidade aumentada uma vez que se excluem dos grupos vulneráveis. Portanto, um dos desafios para a prevenção e controle das AIDS é reverter esta baixa percepção em relação ao risco dessas mulheres. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Marins Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira Obstétrica; Doutora em Enfermagem; Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pesquisadora do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Violência na Saúde e na Enfermagem.

Octavio Muniz da Costa Vargens, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro Obstetra; Doutor em Enfermagem; Professor Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Líder do Grupo de Pesquisas sobre Gênero e Violência na Saúde e na Enfermagem.

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Silva CM, Vargens OM da C. Aids as a disease of the others: an analysis of women’s vulnerability. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(4):3125-34. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2839

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics