The acts of representational speak in day-to-day man’s penectomized: amputation, religiosity and family

Main Article Content

Jeferson Santos Araujo
Érika de Cássia Lima Xavier
Vander Monteiro da Conceição
Silvio Eder Dias da Silva
Ivaneide Leal Ataide Rodrigues
Esleane Vilela Vasconcelos

Resumo

O estudo traz como objetivo o conhecimento que o homem tem sobre si mesmo após penectomia radical devido ao câncer de pênis. Aborda o comportamento humano em sociedade e suas formas de ver o mundo através das representações sociais, para isso utiliza-se da metodologia qualitativa e do o método descritivo na modalidade estudo de casos. Sem sair de seu rigor cientifico, serve-se de uma linguagem teatral, como estrutura de exposição dos seus achados, os quais trouxeram como principais resultados a discussão sobre a amputação, religiosidade e a família frente ao enfrentamento do câncer, o que possibilitou chegar a conclusão de que está é uma doença  temida entre os homens, detentora de uma representação biológico e simbólico que controla o individuo e seus meio onde vive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Araujo JS, Xavier Érika de CL, Conceição VM da, Silva SED da, Rodrigues ILA, Vasconcelos EV. The acts of representational speak in day-to-day man’s penectomized: amputation, religiosity and family. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 26º de março de 2014 [citado 17º de janeiro de 2022];6(2):462-73. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2996
Seção
Research
Biografia do Autor

Jeferson Santos Araujo, Universidade de São Paulo

Enfermeiro, Doutorando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Especialista em Enfermagem do Trabalho.

Érika de Cássia Lima Xavier, Universidade Federal do Pará

Enfermeira, Especializando em Enfermagem Oncológica UFPA.

Vander Monteiro da Conceição, Universidade de São Paulo

Enfermeiro, Especialista em Integralidade na Atenção Oncológica. Mestrando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Silvio Eder Dias da Silva, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pelo DINTER UFPA/UFSC. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da UFPA.

Ivaneide Leal Ataide Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunto I da Universidade do Estado do Pará.

Esleane Vilela Vasconcelos, Universidade Estadual do Pará

Enfermeira do Hospital Ophir Loyola e da SESPA, Especialista em Enfermagem Cirúrgica e Terapia Intensiva. Mestra em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata - UEPA.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>