Cancer in the social representations of caregivers: implications for care

Main Article Content

Esleane Vilela Vasconcelos
Mary Elizabeth de Santana
Sílvio Éder Dias da Silva
Jeferson Santos Araujo
Vander Monteiro da Conceição

Resumo

O cuidado prestado ao paciente em estado terminal exige uma atenção integral, que muitas vezes implica em sobrecarga, desgaste emocional e sofrimento. Neste contexto, a pesquisa objetivou identificar as representações sociais do câncer para cuidadores de pacientes fora de possibilidade de cura e analisar as implicações destas para o cuidado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na Teoria das Representações Sociais, com 30 cuidadores no Hospital Ophir Loyola em Belém-PA. Na análise de conteúdo temática emergiram duas categoria: A descoberta do outro e o cuidado necessário que gerou duas subunidades: Limitações e dependências do doente e a Participação no cuidado; A relação cuidado, cuidador e paciente que gerou duas subunidades:  O sofrer do cuidador e o suporte, O conforto e a esperança do cuidador. Concluiu-se que é necessário que o enfermeiro promova estratégias que possibilitem o envolvimento dos cuidadores e de toda a família no ato de cuidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Vasconcelos EV, Santana ME de, Silva S Éder D da, Araujo JS, Conceição VM da. Cancer in the social representations of caregivers: implications for care. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 26º de março de 2014 [citado 17º de janeiro de 2022];6(2):474-8. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2997
Seção
Research
Biografia do Autor

Esleane Vilela Vasconcelos, Universidade Estadual do Pará

Enfermeira. Mestre em enfermagem pela Universidade Estadual do Pará. Coordenação de Estadual de Atenção Oncológica da Secretária de Estado de Saúde Pública do Pará – SESPA.

Mary Elizabeth de Santana, Universidade Estadual do Pará

Enfermeira. Professora Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará. Doutora em Enfermagem Fundamental pela EERP/USP.

Sílvio Éder Dias da Silva, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. Doutor em Enfermagem pela UFSC.

Jeferson Santos Araujo, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista CNPQ. Especialista em Enfermagem do Trabalho.

Vander Monteiro da Conceição, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Bolsista FAPESP.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>