The humanized assistance in parturition: the perception of teenagers

Autores

  • Pricilla Braga Vargas Universidade Federal Fluminense
  • Bianca Dargam Gomes Vieira Universidade Federal Fluminense
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense
  • Diego Pereira Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Diva Cristina Morett Romano Leão Universidade Federal Fluminense
  • Luana Asturiano da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1021-1035

Palavras-chave:

Enfermagem, Parto, Obstetrícia

Resumo

Objetivos: identificar as percepções das adolescentes em relação á assistência oferecida no momento do seu trabalho de parto e parto; discutir essas percepções com a assistência humanizada no trabalho de parto e parto. Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, com quinze adolescentes/puérperas do alojamento conjunto da Maternidade Oswaldo de Nazareth da cidade do Rio de Janeiro, mediante entrevista semiestruturada e analisado com os preceitos da análise temática, após aprovação pelo Comitê de Ética da SMSDS-RJ, sob nº 223/11. Resultados: permitiu identificar a percepção na atenção da equipe obstétrica, como a importância do acompanhante, sendo um direito da mulher, e a inserção de práticas institucionalizadas, como a medicalização do corpo, restrição de alimentos e banho. Conclusão: isso repercute diretamente no imaginário do processo parturitivo, com na autonomia da mulher perante as suas escolhas livres e informadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pricilla Braga Vargas, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, graduada na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. 

Bianca Dargam Gomes Vieira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Professora Assistente do Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. Coordenadora Executiva da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstétras-Nacional, Rio de Janeiro, Brasil. 

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstétras-Nacional (ABENFO-Nacional), Rio de Janeiro, Brasil.

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro, Mestrando em Ciências do Cuidado da Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil. 

Diva Cristina Morett Romano Leão, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, mestre em Enfermagem Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil. Professora Adjunta do Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. 

Luana Asturiano da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, graduada na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. 

Publicado

2014-07-02

Como Citar

1.
Vargas PB, Vieira BDG, Alves VH, Rodrigues DP, Leão DCMR, Silva LA da. The humanized assistance in parturition: the perception of teenagers. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de julho de 2014 [citado 12º de novembro de 2024];6(3):1021-35. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3143

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics