Nursing care to elderly with bone fractures: an integrative review

Main Article Content

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
Ana Caroline Fonseca Landim
Fernanda Machado Pinheiro
Fernanda Soares Pessanha
Luiz dos Santos

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil dos idosos vítimas de traumas ósseos e como a enfermagem tem atuado na assistência a estes clientes. Metodo: Revisão Integrativa, realizada na base de dados LILACS a partir dos descritores: Idoso, Enfermagem e Trauma, no intuito de responder a seguinte questão:<< “Qual o perfil dos idosos que sofrem traumas ósseos e qual o papel da enfermagem na assistência a estes clientes?”>>. Resultados: Sofrem mais traumas indivíduos prioritariamente acima de 80 anos, com debilidades neuromotoras, usando múltiplas medicações e com comorbidades. O cuidado de enfermagem aos idosos traumatizados ainda é deficiente, pois observa-se uma incidência significativa de iatrogenias. Conclusão: Os fatores de risco para a ocorrência de eventos traumáticos no idoso favorecem a perda da qualidade de vida, aumento da dependência funcional, sobrecarga aos cuidadores e institucionalização. Os registros dos cuidados prestados proporcionam visibilidade e garantem a continuidade do cuidado de forma qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Valente GSC, Landim ACF, Pinheiro FM, Pessanha FS, Santos L dos. Nursing care to elderly with bone fractures: an integrative review. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 20º de agosto de 2022];7(1):2083-10. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3151
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

&outora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; Professora Adjunto da EEAAC/UFF

Ana Caroline Fonseca Landim, Universidade Federal Fluminense

Acad. de Enfermagem 9º Período. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF. Niterói (RJ).  

Fernanda Machado Pinheiro, Universidade Federal Fluminense

Acad. de Enfermagem 9º Período. Bolsista IC FAPERJ. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF. Niterói (RJ). 

Fernanda Soares Pessanha, Universidade Federal Fluminense

Acad. de Enfermagem 9º Período. Bolsista PIBIC CNPQ. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF. Niterói (RJ).

Luiz dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem; Professor do Departamento Médico cirúrgico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – EEAAC/UFF. Niterói (RJ).

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>