The cultura interfering in the wish of kind of delivery

Autores

  • Lizandra Flores Pimenta Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvana Cruz Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Nunes Barreto Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Beatriz Ressel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.987-997

Palavras-chave:

Cultura, Enfermagem, Parto, Saúde da mulher

Resumo

Objetivos: Estudo qualitativo realizado em hospital de ensino e uma unidade básica de saúde do Rio Grande do Sul, de janeiro a março de 2011, que objetivou compreender de que forma a cultura influencia no processo de parturição da mulher. Métodos: Foram entrevistadas 08 mulheres e, os dados foram analisados e interpretados conforme Análise de Conteúdo Temática. Esta análise possibilitou duas categorias: a percepção das mulheres sobre o parto desejado: e, questionamento e resistência ao modelo biomédico. Resultados: Os resultados mostram que a via de parto desejada pela maioria das entrevistadas foi o parto normal, mas constatou-se que a maioria não conseguiu realizar esse desejo, devido à influência e às intervenções recebidas do médico. Conclusões: Foi demonstrado pelas mulheres claro desagrado por algumas práticas que retiram da mulher a sua autonomia no processo da parturição sendo uma delas a falta de autonomia na escolha da via de parto normal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandra Flores Pimenta, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria. Mestre em Enfermagem pela UFSM

Silvana Cruz Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira graduada pela UFSM/RS. Mestre em Enfermagem pela UFSM. Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde- na Área: Atenção Básica/ Estratégia de Saúde da Família. Membro do grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem- na linha:Saberes e Práticas de cuidado à saúde da mulher em todos os ciclos de vida. 

Camila Nunes Barreto, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira Graduada pela UFSM/RS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.Bolsista CAPES. Membro do grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem- na linha:Saberes e Práticas de cuidado à saúde da mulher em todos os ciclos de vida

Lúcia Beatriz Ressel, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira Obstetra pela UFSM(1983), Mestre em Extensão Rural pela UFSM (1995) e Doutora em Enfermagem pela USP(2003). Atualmente é docente da graduação do curso de Enfermagem, docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem-UFSM e Tutora do Grupo PET Enfermagem, do Curso de Enfermagem da UFSM.

Publicado

2014-07-02

Como Citar

1.
Pimenta LF, Silva SC, Barreto CN, Ressel LB. The cultura interfering in the wish of kind of delivery. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de julho de 2014 [citado 29º de março de 2024];6(3):987-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3165

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics