Teaching the history of nursing administration: the strategy of construction timeline

Autores

  • Ana Lucia Domingues Neves Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Patricia Bover Draganov Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Maria Cristina Sanna Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1068-1077

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Aprendizagem, Modelos educacionais, Ensino

Resumo

Introdução: As estratégias de ensino inspiradas na Andragogia são adequadas para ensinar o conteúdo sobre a História do Ensino de Administração em Enfermagem. Objetivo: Relatar a estratégia de aprendizagem de criação de uma linha do tempo sobre “o que e para quem é ensinado o conteúdo de Administração em Enfermagem” em uma disciplina de pós-graduação “senso strito”.Método: Trata-se de um relato de experiência de aplicação de uma estratégia de ensino na disciplina História da Administração em Enfermagem, do Programa de Pós-graduação Senso Estrito realizada em maio de 2013. Utilizada a técnica de oficina, realizado o preparo do ambiente, organização dos materiais; orientações sobre a aula e execução da estratégia.Resultados: A aplicação da estratégia foi proposta testada por alunos e professora e seus principais produtos foram painéis interativos compondo a linha do tempo em história da enfermagem. Conclusão: A estratégia foi considerada adequada para a discussão do conteúdo e a organização pertinente ao proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Domingues Neves, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Departamento de Enfermagem - Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Membro do Grupo de Estudos em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG)

Patricia Bover Draganov, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Departamento de Enfermagem - Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Membro do GEPAG.

Maria Cristina Sanna, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Professora Afiliada e Orientadora Credenciada junto à Pós-graduação Senso Estrito da UNIFESP - Pesquisadora do GEPAG 

Publicado

2014-07-02

Como Citar

1.
Domingues Neves AL, Bover Draganov P, Sanna MC. Teaching the history of nursing administration: the strategy of construction timeline. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de julho de 2014 [citado 29º de março de 2024];6(3):1068-77. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3322

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics