Psychiatric nursing practices in the paradigmatic transition: a study of theses and dissertations

Autores

  • Virginia Faria Damasio Dutra EEAN/UFRJ
  • Rosane Mara Pontes Oliveira EEAN/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1719-1731

Palavras-chave:

saúde mental, enfermagem psiquiátrica, cuidados de enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo bibliográfico, de teses e dissertações, selecionadas no portal CAPES, utilizado a expressão Enfermagem Psiquiátrica, em maio de 2012, com o objetivo de analisar as práticas da enfermagem psiquiátrica na transição paradigmática do campo da saúde mental e discutir as possíveis mudanças das práticas de enfermagem psiquiátrica documentadas nas teses e dissertações do portal CAPES. Foi selecionado 110 produtos, dos 288 achados, que abordavam a prática. Na Análise Temática evidenciaram-se os núcleos de sentidos: ferramentas para o cuidado de enfermagem, papel do enfermeiro, práticas hospitalar, transição do modo hospitalocêntrico para o psicossocial, e rede de saúde. Estes foram reagrupados em duas categorias temáticas: as práticas hospitalocêntricas e as práticas psicossociais. Após 2001, houve maior concentração de estudos sobre a transição paradigmática, no entanto, as práticas da enfermagem psiquiátrica, que teve sua gênese no hospital, continuam a existir nos serviços psicossociais com as devidas transformações do atual paradigma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Faria Damasio Dutra, EEAN/UFRJ

Doutoranda do Program de Pós-Graduação em Enfermagem da EEAN/UFRJ e Professora Assistente da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.

Rosane Mara Pontes Oliveira, EEAN/UFRJ

Doutora em enfermagem.Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Dutra VFD, Oliveira RMP. Psychiatric nursing practices in the paradigmatic transition: a study of theses and dissertations. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(4):1719-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3373

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics