Mapa de risco como instrumento para a identificação de riscos ocupacionais: revisão integrativa da literatura

Main Article Content

Gicely Regina Sobral da Silva Monteiro
Mirely Eunice Sobral da Silva
Regina Célia de Oliveira

Resumo

Objetivo: Investigar as evidências disponíveis na literatura sobre as elaborações de mapa de riscos; descrever os riscos ocupacionais abordados nas produções científicas e as medidas de prevenção e proteção à saúde do trabalhador. Método: Revisão de literatura integrativa. Foram realizadas buscas de artigos científicos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF, selecionados artigos dos últimos 10 anos, na íntegra, em português, que contivessem os descritores e respondessem ao objetivo do estudo.  Resultados: A análise temática de conteúdo identificou duas categorias: Mapa de risco: definições e contribuições; Medidas de prevenção às doenças e agravos visando à promoção à saúde dos profissionais, com duas subcategorias: Ambiente Hospitalar e Atenção Primária à Saúde. Conclusão: O mapeamento é importante para facilitar a identificação dos riscos e elaboração de medidas importantes de promoção à saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Sobral da Silva Monteiro GR, Sobral da Silva ME, Oliveira RC de. Mapa de risco como instrumento para a identificação de riscos ocupacionais: revisão integrativa da literatura. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 18º de maio de 2022];7(3):3076-9. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3471
Seção
Research
Biografia do Autor

Gicely Regina Sobral da Silva Monteiro, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Especialista em saúde da família. Mestranda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco- UPE.

Mirely Eunice Sobral da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco.

Regina Célia de Oliveira

Professor Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças/UPE. Coordenadora de Pós-graduação da FENSG/UPE. Membro do GEPEfuncsenf. Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)