A produção de software por enfermeiros para utilização na assistência ao paciente Software production by nurses for use in patient care

Autores

  • Lucilia Feliciano Marques Di Carlantonio UNIRIO
  • Luiz Célio Martins Freitas UNIRIO
  • Débora Matos de Azevedo Fontes UNIRIO
  • Cristiana Fialho Braz da Silva UNIRIO
  • Luiz Carlos Santiago UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4121-4130

Palavras-chave:

Software, Informática em Enfermagem, Informática em Saúde, Tecnologia

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica referente às estratégias utilizadas para produção de software por enfermeiros para a aplicação na assistência ao paciente, através de uma revisão da literatura publicada entre 1985 e 2013 e sintetizar os achados. Método: Revisão integrativa, busca de artigos ocorreu de forma online, em língua inglesa, portuguesa e espanhola.  Nas bases de dados, LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS, WEB OF SCIENCE e SCOPUS, onde os descritores foram aplicados individualmente e posteriormente cruzados, por fim aplicados os filtros de idioma e período, delimitando a busca.  Resultados: Constatou-se que a maioria dos softwares produzidos por enfermeiros foi direcionada à área educacional. Foram encontrados apenas dezessete estudos sobre o tema em questão, dos quais 52% apresentaram força de impacto elevada. Conclusão: Nesta era de tecnologia, esta produção ainda pode ser considerada muito pequena. Descritores: Software, Informática em Enfermagem, Informática em Saúde, Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilia Feliciano Marques Di Carlantonio, UNIRIO

E

Luiz Célio Martins Freitas, UNIRIO

Mestre em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Especialista em Oncologia. Capacitado em cateteres venosos de inserção periférica para adultos, pediatria e neonatologia. Enfermeiro do Hospital do Câncer I – INCA.          

Débora Matos de Azevedo Fontes, UNIRIO

Mestre em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Especialista em enfermagem cirúrgica em traumatologia e ortopedia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/ Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO.

Cristiana Fialho Braz da Silva, UNIRIO

Mestre em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Especialista em Enfermeira Cardiointensivista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro EEAN-UFRJ. Enfermeira do Transplante Cardiaco e ICC do Instituto Nacional de Cardiologia e da Emergência Geral Adulta do Hospital Barra D'or.

Luiz Carlos Santiago, UNIRIO

Enfermeiro. Pós Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de São Paulo (USP). Professor Associado Nível 1 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF). 

Publicado

2016-04-04

Como Citar

1.
Di Carlantonio LFM, Freitas LCM, Fontes DM de A, Silva CFB da, Santiago LC. A produção de software por enfermeiros para utilização na assistência ao paciente Software production by nurses for use in patient care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(2):4121-30. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3595

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics