A produção de software por enfermeiros para utilização na assistência ao paciente Software production by nurses for use in patient care
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4121-4130Palavras-chave:
Software, Informática em Enfermagem, Informática em Saúde, TecnologiaResumo
Objetivo: Analisar a produção científica referente às estratégias utilizadas para produção de software por enfermeiros para a aplicação na assistência ao paciente, através de uma revisão da literatura publicada entre 1985 e 2013 e sintetizar os achados. Método: Revisão integrativa, busca de artigos ocorreu de forma online, em língua inglesa, portuguesa e espanhola. Nas bases de dados, LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS, WEB OF SCIENCE e SCOPUS, onde os descritores foram aplicados individualmente e posteriormente cruzados, por fim aplicados os filtros de idioma e período, delimitando a busca. Resultados: Constatou-se que a maioria dos softwares produzidos por enfermeiros foi direcionada à área educacional. Foram encontrados apenas dezessete estudos sobre o tema em questão, dos quais 52% apresentaram força de impacto elevada. Conclusão: Nesta era de tecnologia, esta produção ainda pode ser considerada muito pequena. Descritores: Software, Informática em Enfermagem, Informática em Saúde, Tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.