Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’
Main Article Content
Resumo
Objetivo: investigar as estratégias de enfrentamento ao estresse desenvolvidas pelos professores do Centro de Ciências da Saúde de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Método: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril de 2012 a maio de 2013 com 37 docentes a partir de entrevista semiestruturada, sendo os dados analisados através da Análise de Conteúdo, utilizando a modalidade da análise temática. Resultados: a partir das falas dos docentes foram estruturadas as categorias Atividades de lazer; Atividades de lazer reconhecidamente escassas; Enfrentamento às situações estressantes no ambiente universitário; e Percepção da necessidade de mudança. Conclusão: foi possível perceber que os docentes identificam situações estressantes relacionadas ao trabalho e elencaram atividades de lazer para redução das tensões, que no entanto não realizam. Sugere-se maior apoio institucional e comprometimento individual na elaboração de estratégias que promovam o bem estar do trabalhador docente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
1.
Araújo LMN de, Santos VEP, Martins CCF, Dantas MSP, dos Santos NP, Alves KYA. Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde Everyday stress in the university: coping strategies of helth teachers’. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 16º de maio de 2022];8(4):4956-64. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3946
Edição
Seção
Research
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.