(Re)discussing the drug administration technique by the intramuscular route: a systematic review / (Re)discutindo a técnica de administração de medicamentos pela via intramuscular: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.228-236Palavras-chave:
EnfermagemResumo
Objetivos:Identificar a produção do conhecimento da enfermagem atrelado a técnica de administração de medicamentos pela via intramuscular; descrever as divergências, congruências, e ocorrência de complicações acerca da técnica; e analisar as recomendações descritas na literatura com as melhores práticas e atualizações clínicas na enfermagem. Método: Revisão sistemática sem meta-análise.Realizada busca nas bases de dados LILACS, Pubmed, Medline, DEDALUS, Portal de Evidência em Saúde e Bibliotecas SciELO e Cochrane, no período de 1993 a 2012,totalizando 16 estudos. Resultados:Os estudos evidenciaram divergências na variações de demarcação da região ventroglútea; realização de antissepsia; e aplicação de pressão antes da administração intramuscular.Consonâncias na aspiração do conteúdo da seringa após inserção da agulha na massa muscular, rodízio do local de aplicação durante sequências de injeções IM, dentre outros.Conclusão:A incorporação das melhores evidências permite a execução segura da técnica intramuscular, gerando conforto ao paciente e excelência na assistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.