TRABALHO DE ENFERMAGEM E EXPOSIÇÃO AOS RISCOS OCUPACIONAIS

Autores

  • Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues UNIRO
  • Joanir Pereira Passos UNRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Riscos ocupacionais, Trabalho.

Resumo

Objetivos: identificar os riscos ocupacionais que acometem o profissional de enfermagem e analisar os possíveis fatores que predispõem estes profissionais aos riscos encontrados. Método: Pesquisa bibliográfica, com características descritivo-analíticas. Realizada através de consulta a banco de dados: LILACS e SciELO tendo como referência os descritores: enfermagem e riscos ocupacionais. A seleção dos textos se deu mediante a leitura dos artigos nacionais com textos completos publicados a partir do ano de 2004. Resultados: Entre as produções selecionadas o cenário mais estudado é o hospitalar, em relação aos fatores predisponentes aos riscos ocupacionais a maioria aborda ambiente e condições inadequadas de trabalho; não uso ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPI); atitudes e hábitos inadequados dos trabalhadores. Conclusão: A produção científica estudada aponta para um problema de causas multifatoriais, provenientes dos trabalhadores, dos empregadores, das condições do ambiente de trabalho, das condições salariais, da dinâmica e divisão do trabalho, e de inúmeros outros fatores que são comuns na prática do profissional de enfermagem. Descritores: Enfermagem, Riscos ocupacionais, Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues, UNIRO

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Enfermagem, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Joanir Pereira Passos, UNRIO

Doutora em Enfermagem, Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Downloads

Publicado

2009-11-19

Como Citar

1.
Rodrigues MNG, Passos JP. TRABALHO DE ENFERMAGEM E EXPOSIÇÃO AOS RISCOS OCUPACIONAIS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de novembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/412

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics