Scientific production about calgary model for evaluation of the family: a bibliometric study

Autores

  • Francileide de Araújo Rodrigues Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
  • Solange Fátima Geraldo da Costa Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
  • Maria Andréia Fernandes Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
  • Ana Aline Lacet Zaccara Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
  • Marcella Costa Souto Duarte Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
  • Cristiane Garrido de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.3063-3075

Palavras-chave:

Enfermagem, Família, Relações familiares, Bibliometria

Resumo

Objetivo: Caracterizar a produção científica disponibilizada em periódicos online sobre o Modelo Calgary de Avaliação da Família. Métodos: Pesquisa bibliométrica cuja amostra correspondeu 52 artigos publicados entre 2004 e 2013 em periódicos de enfermagem, nas bases de dados LILACS, BDENF e na Biblioteca Digital SciELO. Dados coletados de março a abril de 2014. Resultados: Os dados evidenciaram que em 2009 teve o maior quantitativo de trabalhos (15.38%). Os periódicos com maior número de publicações foram a Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental e a Revista da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. O maior quântico dos artigos obtiveram Qualis B2 e B1, com destaque para base de dados LILACS. Quanto à modalidade das publicações predominaram estudos originais. Ressalta-se a titulação de mestre entre os pesquisadores dos estudos. Conclusão: Os resultados evidenciaram a produção científica investigada como uma temática de interesse e crescimento no campo da Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francileide de Araújo Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFPB.

Solange Fátima Geraldo da Costa, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco - UPE. Docente do Curso de Graduação e Pós - Graduação em Enfermagem da UFPB. Pesquisadora de Produtividade do CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética da UFPB.

Maria Andréia Fernandes, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética da UFPB. 

Ana Aline Lacet Zaccara, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética da UFPB. Paraíba, Brasil.

Marcella Costa Souto Duarte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem do UNIPÊ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética da UFPB.

Cristiane Garrido de Andrade

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética da UFPB.

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Rodrigues F de A, Costa SFG da, Fernandes MA, Zaccara AAL, Duarte MCS, Andrade CG de. Scientific production about calgary model for evaluation of the family: a bibliometric study. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 29º de março de 2024];7(3):3063-75. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4192

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics