Conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterápicos de agentes comunitários de saúde de Ijuí/RS Knowledge on medicinal plants and herbal medicines by community health agents of Ijuí/RS

Autores

  • Morgana Schiavo Graduada em Farmácia da UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Karin Hepp Schwambach Mestre, Farmacêutica da prefeitura municipal de Porto Alegre.
  • Christiane de Fátima Colet Professora Assistente do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.57-63

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Agentes comunitários de Saúde, Fitoterapia.

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterápicos por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em uma ESF do Município de Ijuí/RS.

Método: estudo transversal, quanti-qualitativo, com 13 ACS. A coleta de dados ocorreu em abril de 2014, e a análise de dados quantitativos foi feita através de estatística descritiva. Já os dados qualitativos foram apresentados através do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados: o principal entendimento dos ACS sobre fitoterapia está relacionado ao uso de plantas medicinais. Todos concordam com a disponibilização de plantas e fitoterápicos no SUS, e prestam informações quanto ao modo de preparo e armazenamento das plantas.  Também acreditam que o uso incorreto de plantas pode causar riscos à saúde.

Conclusão: existe uma lacuna de conhecimento a respeito da fitoterapia pelos ACS. A fitoterapia pode e deve ser considerada como um campo de interação de saberes e práticas que valoriza e considera os recursos culturais, práticas e saberes locais, com o envolvimento dos profissionais da equipe de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Schiavo M, Schwambach KH, Colet C de F. Conhecimento sobre plantas medicinais e fitoterápicos de agentes comunitários de saúde de Ijuí/RS Knowledge on medicinal plants and herbal medicines by community health agents of Ijuí/RS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(1):57-63. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4271

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics