Perfil clínico-epidemiológico de adultos hiv-positivo atendidos em um hospital de Natal/RN Clinical-epidemiological profile of hiv-positive adults attended in a hospital from Natal/RN

Main Article Content

Richardson Augusto Rosendo da Silva
Rafael Tavares Silveira Silva
Ellany Gurgel Cosme do Nascimento
Olga Priscilla Gonçalves
Maiara Menezes Reis
Bárbara Coeli Oliveira da Silva

Resumo

Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico-clínico e de hábitos de vida de adultos HIV-positivo. Métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo, com amostra de 331 pessoas soropositivas com agendamento ambulatorial entre fevereiro e agosto de 2014 de um hospital de referência de Natal/RN. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada. Resultados: Os resultados mostraram predominância de: homens (52%), jovens (42%), procedentes da capital (58%), cor parda (53%), solteiro (56%), heterossexuais (79%), pobres (68%). A maioria realizou o primeiro exame anti-HIV há menos de cinco anos (60%), tiveram sinais e sintomas da AIDS antes do exame (90%), foram internados (90%), iniciaram o TARV há menos de cinco anos (60%), julgam ter bom conhecimento sobre a doença (75%) e acreditam que sua saúde melhorou (92%). Não consumem álcool (71%), não fumam (88%) e não usam drogas ilícitas (92%), nunca usaram preservativos antes do diagnóstico (62%). Conclusão: O perfil identificado segue as tendências nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva RAR da, Silva RTS, Nascimento EGC do, Gonçalves OP, Reis MM, Silva BCO da. Perfil clínico-epidemiológico de adultos hiv-positivo atendidos em um hospital de Natal/RN Clinical-epidemiological profile of hiv-positive adults attended in a hospital from Natal/RN. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 13º de agosto de 2022];8(3):4689-96. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4294
Seção
Research
Biografia do Autor

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Adjunto IV do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil. 

Rafael Tavares Silveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEnf/UFRN).

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Ciência da Saúde. Professora Assistente I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus Maria Elisa de Albuquerque Maia. Pau dos Ferros/RN, Brasil.

Olga Priscilla Gonçalves, Prefeitura Municipal de Japi/RN.

Médica da Estratégia de Saúde da Família de Japi/RN. 

Maiara Menezes Reis, Prefeitura municipal de Pedro Velho/RN.

Médica da Estratégia de Saúde da Família de Pedro Velho/RN.

Bárbara Coeli Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>