Consumo de álcool entre estudantes de enfermagem Alcohol consumption among nursing students

Main Article Content

Marjorie Ester Dias Maciel
Divane de Vargas

Resumo

Objetivo : Avaliar o consumo de álcool em estudantes de enfermagem em uma instituição privada no interior do Estado do Mato Grosso do Sul. Método :Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa. Utilizou-se o Teste de identificação do uso de álcool AUDIT- C. Resultados: A amostra foi composta por 163 alunos, predominantemente do sexo feminino (65,6%), com idade entre 18 e 46 anos, média de 23,9 anos. Dos participantes 48,5% consumiam em níveis de risco e 19 % uso nocivo. Constatou-se que os estudantes solteiros apresentaram mais chances de consumir bebidas alcoólicas em nível de risco, além disso, quanto mais jovem e em semestres iniciais do curso maiores são chances dos estudantes serem classificados nesse padrão de uso. Não houve diferenças de padrão de consumo entre os sexos. Conclusão: A implantação de estratégias de prevenção para consumo de risco no âmbito universitário torna-se de fundamental importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Maciel MED, Vargas D de. Consumo de álcool entre estudantes de enfermagem Alcohol consumption among nursing students. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 7º de fevereiro de 2023];9(1):64-70. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4297
Seção
Research
Biografia do Autor

Marjorie Ester Dias Maciel, Escola de Enfermagem

Doutoranda pela EE/USP . Mestre em Ciências pela EERP/USP.Membro do Núcleo de Estudos e pesquisa em Enfermagem em Adições - álcool e outras drogas EEUSP.

Divane de Vargas, EE/USP

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica. Líder do Núcleo de Estudos e pesquisa em Enfermagem em Adições - álcool e outras drogas EEUSP.

Plum Analytics