Contribuição dos profissionais da atenção primária à saúde para o autocuidado apoiado aos portadores de tuberculose Professional contribution of primary health care for assisted self care to patients with tuberculosis
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4857-4863Palavras-chave:
Tuberculose, Autocuidado, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: verificar a contribuição dos profissionais da Atenção Primaria à Saúde (APS) no autocuidado apoiado aos portadores de tuberculose (TB). Método: estudo quantitativo, corte transversal realizado com 100 profissionais da APS no município de Natal/RN. Utilizou-se para coleta de dados instrumento estruturado. Resultados: 80% das entrevistas foram respondidas por profissionais de Unidade de Saúde da Família; 41% trabalhavam na unidade há mais de 10 anos; 44% relataram capacidade ótima para o vínculo e educação em saúde; 55% classificaram o acolhimento como razoável. Conclusão: percebe-se a necessidade de atender o doente de forma integral, abordando seus aspectos individuais, sociais e considerando os serviços de saúde de maneira a fortalecer o vínculo entre doente, profissional e serviço. Descritores: Tuberculose, autocuidado, atenção primária à saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.