Patient and worker safety in imaging: an integrative review Segurança do paciente e do trabalhador em Imagenologia: uma revisão integrativa

Autores

  • Eduardo Malta de Carvalho UERJ
  • Paula Raquel dos Santos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.931-938

Palavras-chave:

Segurança do paciente, segurança do trabalhador, imagenologia

Resumo

Objetivo: Levantar as publicações científicas acerca dos enfoques dados as Políticas Nacional de Segurança do paciente (PNSP) e de Saúde e Segurança Trabalhador (PNSST) a fim de integrar estas observações ao cuidado em saúde. Método: estudo quali-quantitativo em revisão sistemática integrada e os dados foram obtidos e registrados através de gráficos, tabelas e quadros além da base teórica do cuidado de Florence.  Resultado: O estudo constatou que cerca de 12,8% dos artigos são voltados para essa temática. Dentro dessa temática, o setor que mais se destaca é a hemodiálise. A teoria ambientalista de Florence junto com a temática proposta influencia tanto na segurança do trabalhador quanto na segurança do paciente. Conclusão: Os artigos de segurança do trabalhador, segurança do paciente e imagenologia estão intrinsecamente associados. E, dessa maneira, podem ter mais artigos posteriormente incluindo essa temática entrelaçada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Malta de Carvalho, UERJ

Pós-graduando em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela FIOCRUZ/ENSP/CESTEH/.Bacharel em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UERJ  participante da pesquisa Saúde e Segurança em Serviços de Saúde, atuo no campo da saúde pública na área de conhecimento em Saúde do Trabalhador, Administração em Enfermagem e saúde ambiental.

Paula Raquel dos Santos, UERJ

Pesquisadora de Saúde Pública e de Enfermagem em Saúde Pública no campo de conhecimento da saúde do trabalhador e da Saúde Ambiental. Atualmente trabalha como professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Centro Biomédico, Faculdade de Enfermagem lotada no Departamento de Enfermagem em Saúde Pública (DESP), leciona no curso de residencia em Enfermagem do Trabalho do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e no primeiro período da Faculdade de Enfermagem da UERJ na área assistencial I em Saúde, trabalho e meio Ambiente. Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Escola Nacional de Saúde Pública.(ENSP) com concentração em Vigilância em Saúde do Trabalhador pelo departamento  Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH). Durante o ano de 2015 realizou estágio  pós-doutorado pelo CNPq na Universidade do Québec em Outauais UQO/ Québec/Canadá e desenvolveu estudos de paternalidade, família e trabalho, bem como participou dos seminários de pesquisa em Meio Ambiente e Ecologia Humana, pesquisas e estudos na América latina. Participante do grupo de estudos e de intervenção social internacional em grupos humanos " Dialogos em Humanidades" coordenado pela secretaria de desenvolvimento social de Lyon/França.

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
Carvalho EM de, Santos PR dos. Patient and worker safety in imaging: an integrative review Segurança do paciente e do trabalhador em Imagenologia: uma revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(4):931-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4642

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics