Scientific production on the elderly person undergoing palliative care: bibliometric study

Main Article Content

Marcella Costa Souto Duarte
Solange Fátima Geraldo da Costa
Gilvânia Smith da Nóbrega Morais
Jael Rúbia Figueiredo de Sá França
Maria Andréa Fernandes
Maria Emília Limeira Lopes

Resumo

Objetivo: Caracterizar a produção científica divulgada em periódicos online sobre a pessoa idosa em cuidados paliativos. Método: Estudo bibliométrico constituído de 46 artigos publicados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e IBECS, e nas bibliotecas digitais SciELO e COCHRANE, no período de 2004 a 2014. Resultados: Identificou-se uma concentração de títulos em revistas especializadas em cuidados paliativos, com procedência do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, em Qualis A1, A2 e B1. As áreas de Enfermagem e Medicina obtiveram maior quantitativo de publicações. Houve predominância de autores com o título de Doutor. Quanto ao enfoque da doença, 90% dos estudos estavam relacionados ao câncer. Conclusão: As publicações acerca da temática investigada apresentam um quantitativo pouco expressivo, considerando o período pesquisado. Sugere-se a realização de novos estudos tendo como método a pesquisa bibliométrica, para que outros indicadores possam emergir e suscitar a ampliação do conhecimento sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Duarte MCS, Costa SFG da, Morais GS da N, França JRF de S, Fernandes MA, Lopes MEL. Scientific production on the elderly person undergoing palliative care: bibliometric study. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 25º de janeiro de 2022];7(3):3093-109. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4944
Seção
Research
Biografia do Autor

Marcella Costa Souto Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Solange Fátima Geraldo da Costa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Gilvânia Smith da Nóbrega Morais

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Jael Rúbia Figueiredo de Sá França

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética - NEPB e do Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Maria Andréa Fernandes

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Maria Emília Limeira Lopes

Enfermeira. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>