Mental disorders that most affect university teachers: a study in a medical expertise service Transtornos mentais que mais acometem professores universitários: um estudo em um serviço de perícia médica

Main Article Content

Jaqueline Brito Vidal Batista
Mary Sandra Carlotto
Malu Nunes de Oliveira
Ana Aline Lacet Zaccara
Eveline de Oliveira Barros
Marcella Costa Souto Duarte

Resumo

Objetivos: identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em uma instituição de ensino superior. Método: um estudo retrospectivo de natureza documental desenvolvido em instituição de ensino superior do município de João Pessoa – PB. A amostra foi constituída por 254 fichas de docentes atendidos em um serviço de perícia médica da instituição selecionada para o estudo. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente por frequência e percentual. Resultados: quase toda a amostra foi composta por docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 49 anos, e a depressão foi responsável por 53% dos afastamentos de professores, a esquizofrenia (12%), o transtorno bipolar (10%), a reação aguda ao estresse (8%), a ansiedade (7%), os transtornos delirantes (4%) e outros (8%). Conclusão: o transtorno mental que mais acomete a categoria docente pesquisada é a depressão. Portanto, são necessárias novas investigações que possam analisar a gravidade dessa problemática. Descritores: Saúde mental, Docentes, Doenças Profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Batista JBV, Carlotto MS, Oliveira MN de, Zaccara AAL, Barros E de O, Duarte MCS. Mental disorders that most affect university teachers: a study in a medical expertise service Transtornos mentais que mais acometem professores universitários: um estudo em um serviço de perícia médica. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 30º de dezembro de 2015 [citado 17º de maio de 2022];7(5):119-25. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5869
Seção
Research

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>