Leprosy: focusing on health education for projovem Hanseníase: enfocando a educação em saúde para o projovem

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Bruna Rodrigues Monteiro
Mônica Gisele Costa Pinheiro
Deyla Moura Ramos Isoldi
Ana Michele Farias Cabral
Clélia Albino Simpson
Felismina Rosa Parreira Mendes

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento dos adolescentes ligados ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens, sobre a hanseníase, envolvendo temas como etiologia, transmissão, sinais e sintomas e a busca pelo tratamento. Método: Estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões fechadas sobre a hanseníase antes e após a ação educativa com 109 jovens de ambos os sexos de 13 a 17 anos de idade. Resultados: Mostram o desconhecimento quanto a etiologia, transmissão, sinais e sintomas, sendo adquirido após a palestra. Conclusão: A educação em saúde possibilita ao profissional de enfermagem a promover de forma interativa e dinâmica o conhecimento do jovem. Descritores: Educação em Saúde; Hanseníase; Enfermagem.

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Como Citar
1.
Monteiro BR, Pinheiro MGC, Isoldi DMR, Cabral AMF, Simpson CA, Mendes FRP. Leprosy: focusing on health education for projovem Hanseníase: enfocando a educação em saúde para o projovem. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 30º de dezembro de 2015 [citado 18º de maio de 2022];7(5):49-55. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5881
Seção
Research
Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda de enfermagem, membro do Grupo de Pesquisa: Ações promocionais e atenção aos grupos humanos em saúde mental e saúde pública, Natal/RN, Brasil

Mônica Gisele Costa Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Natal/RN, Brasil

Deyla Moura Ramos Isoldi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da UFRN

Ana Michele Farias Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Enfermeira da Câmara Municipal de Natal, Natal/RN, Brasil

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Departamento de Professor e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, Natal/RN, Brasil. Bolsista CAPES Pós-Doutorado estágio na Universidade de Évora, Portugal.

Felismina Rosa Parreira Mendes, Universidade de Évora

Professora Doutora (ciências sociais), Universidade de Évora, Portugal.

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