The context of the care of the nursing professional for people with leprosy in family health strategy O contexto da atenção do enfermeiro às pessoas com hanseníase na estratégia saúde da família

Autores

  • Francisca Patrícia Barreto Carvalho UERN
  • Francisco Arnoldo Nunes Miranda Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Clélia Albino Simpson Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tatiane Aparecida Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Deyla Moura Ramos Isoldi Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i5.189-199

Palavras-chave:

Hanseníase, Enfermagem, Assistência de enfermagem, Doenças crônicas.

Resumo

Objetivo: analisar o fenômeno da atenção do enfermeiro à pessoas com hanseníase na ESF nos níveis contextuais imediato, específico, geral e metacontextual.A hanseníase é uma doença considerada contagiosa e mutilante, trazendo discriminação e exclusão da sociedade. A assistência de enfermagem voltada para a promoção da saúde pode garantir uma assistência de melhor qualidade do que o paradigma da eliminação focado na doença. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um dos principais eixos responsáveis por realizar esta assistência. Conclusão: A compreensão das fragilidades de cada contexto possibilita ações que visam minimizar as dificuldades encontradas pelos enfermeiros para prover uma assistência com excelência que diminua não só a carga da doença, mas também suas sequelas e o sofrimento das pessoas acometidas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Patrícia Barreto Carvalho, UERN

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Arnoldo Nunes Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Tatiane Aparecida Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Enfermagem. Mossoró, RN, Brasil.

Deyla Moura Ramos Isoldi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

1.
Carvalho FPB, Miranda FAN, Simpson CA, Queiroz TA, Isoldi DMR. The context of the care of the nursing professional for people with leprosy in family health strategy O contexto da atenção do enfermeiro às pessoas com hanseníase na estratégia saúde da família. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de dezembro de 2015 [citado 29º de março de 2024];7(5):189-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5926

Plum Analytics