The Meaning of Pain for Women in Gynecological Brachytherapy: Phenomenological Approach in Nursing Consultation / O Significado da Dor Para Mulheres em Braquiterapia Ginecológica: Abordagem Fenomenológica na Consulta de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.612-618

Palavras-chave:

Enfermagem,

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção da dor para mulheres em braquiterapia ginecológica na consulta de enfermagem. Método: Estudo qualitativo, realizado entre fevereiro a novembro de 2012, apoiado na abordagem da Fenomenologia Sociológica Compreensiva de Alfred Schutz. Foram participantes treze mulheres, maiores de dezoito anos, submetidas à braquiterapia ginecológica de dois serviços de radioterapia localizados no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. Resultados: Uma característica que sobressaiu a partir dos depoimentos se referiu à dor na braquiterapia ginecológica, em que as mulheres revelaram o anseio por superá-la. Conclusão: Tal anseio independe da idade e do grau de instrução, é comum a todas e oriundo do vivido com o câncer. O que modifica é a maneira como se apresenta e a sua intensidade, que variam conforme a singularidade de cada sujeito.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Gomes de Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Rio de Janeiro; Brasil.

Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Rio de Janeiro; Brasil.

Harlon França de Menezes

Mestrando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro;

Maria Amália de Lima Cury Cunha, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Doutora em Enfermagem. Enfermeira do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Rio de Janeiro; Brasil

Adriana da Silva Santiago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Rio de Janeiro; Brasil.

Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
Araújo CRG de, Rosas AMMTF, Menezes HF de, Cunha MA de LC, Santiago A da S, Rodrigues BMRD. The Meaning of Pain for Women in Gynecological Brachytherapy: Phenomenological Approach in Nursing Consultation / O Significado da Dor Para Mulheres em Braquiterapia Ginecológica: Abordagem Fenomenológica na Consulta de Enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(3):612-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6034

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics