Corporeidade de adoecidos oncológicos em cuidados paliativos domiciliares: a vivência de familiares cuidadores / Corporeality of oncological patients in palliative home care: the experience of family caregivers

Main Article Content

Raisa Silva Martins
Antonio Jorge Silva Correa Júnior
Mary Elizabeth de Santana
Lucialba Maria Silva dos Santos

Resumo

Objetivo: Descrever a vivência de cuidadores no que concerne aos cuidados às dimensões do corpo de adoecidos em cuidados paliativos domiciliares. Método: Estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa por intermédio da Análise de Conteúdo de Bardin, realizado com cuidadores domiciliares com familiares cadastrados pelo Serviço de Atendimento Domiciliar de um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Resultados e Discussão: A população estudada compreendeu 10 cuidadoras que recebiam visitas domiciliares. A partir da análise dos códigos e conteúdos das mensagens, foram categorizadas unidades dos discursos em dois eixos. São eles: “Corporeidade: Cuidados vivenciados que atendem as Necessidades Orgânicas” e “Corporeidade: Cuidados Vivenciados que atendem as necessidades Psicoemocionais, Psicoespirituais e Ambientais”. Conclusão: o cuidado está compartimentalizado para os familiares que contrapõem os préstimos ao corpo social e préstimos ao corpo físico, recordando primeiramente do último.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Martins RS, Correa Júnior AJS, Santana ME de, Santos LMS dos. Corporeidade de adoecidos oncológicos em cuidados paliativos domiciliares: a vivência de familiares cuidadores / Corporeality of oncological patients in palliative home care: the experience of family caregivers. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 16º de maio de 2022];10(2):423-31. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6066
Seção
Research
Biografia do Autor

Raisa Silva Martins, Universidade Federal do Pará

Licenciada e Bacharel em Enfermagem, pela Universidade Federal do Pará.

Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Universidade Federal do Pará

Licenciado e Bacharel em Enfermagem, pela Universidade Federal do Pará. Mestrando do programa de Pós-gradução em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará.

Mary Elizabeth de Santana, Universidade Federal do Pará; Universidade Estadual do Pará.

Enfermeira; Pós-Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará e Professor Associado I da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará.

Lucialba Maria Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Enfermeira; Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará em Políticas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)