Nursing Care to a Patient Having Pulmonary Tuberculosis Disease and Comorbidites: Case Report / Cuidados de Enfermagem a um Paciente Portador de Tuberculose Pulmonar e Comorbidades: Relato de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.683-689

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Relações familiares, Tuberculose pulmonar.

Resumo

Objetivo: Realizar um estudo de caso de um jovem portador de tuberculose pulmonar (TP) e construir um plano de assistência de enfermagem, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente. Métodos: Estudo de caso com abordagem qualitativa de um paciente portador de TP, hipertensão arterial pulmonar, desnutrição e alcoolismo, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) em Recife-PE, no período de março a junho de 2016. A coleta de dados foi realizada mediante anamnese, exame físico, análise do prontuário, pesquisa literária e histórico de enfermagem. Resultados: Identificamos 13 diagnósticos de enfermagem: padrão respiratório ineficaz, nutrição/fadiga, manutenção ineficaz da saúde e do lar, distúrbios da identidade/autoestima, risco de solidão/suicídio e angustia espiritual. Conclusão: A enfermagem tem especial importância nas ações de controle da TP realizando a supervisão do tratamento, evitando o abandono e a tuberculose resistente, garantindo a adesão e um tratamento bem-sucedido.

Descritores: Cuidados de enfermagem, Relações familiares, Tuberculose pulmonar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Maria Rocha Guimarães, Universidade de Pernambuco Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG Disciplina Saúde do Adulto.

Doutora em Biologia Celular e Estrutural-UNICAMP. Consultora Ad hoc do Ministério da Saúde no Programa Pesquisa para o SUS na área de Doenças Crônicas não Transmissíveis. Professora adjunta da FENSG-UPE-Disciplina Saúde do Adulto. Coordenadora da Residência de Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia. Líder do Grupo de Pesquisa Processo de Cuidar do Portador de Doenças Agudas e Crônicas não Transmissíveis-FENSG-UPE. 

Camila Torres Amorim, Universidade de Pernambuco Acadêmica da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Academica do Curso de Enfermagem na Universidade de Pernambuco FENSG-UPE. Participa do Grupo de Pesquisa: Doenças Agudas e Crônicas não Transmissíveis-FENSG-UPE Monitor da disciplina de Primeiros Socorros-FENSG-UPE. Membro da liga acadêmica de transplante de Fígado do HUOC (2016/2017).

Fabíola Mirellys da Silva Ferreira, Universidade de Pernambuco Acadêmica da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Academica do Curso de Enfermagem na Universidade de Pernambuco FENSG-UPE. Participa do Grupo de Pesquisa: Doenças Agudas e Crônicas não Transmissíveis-FENSG-UPE. Projeto de Extensão:Fique Atento: Pode ser câncer! A Telessaúde como ferramenta na suspeição do câncer infantil.

Emanuella Fernanda França Barbosa, Universidade de Pernambuco Acadêmica da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Academica do Curso de Enfermagem na Universidade de Pernambuco FENSG-UPE. Participa do Grupo de Pesquisa: Doenças Agudas e Crônicas não Transmissíveis-FENSG-UPE. Monitor da disciplina de Saúde do Idoso.

 

Cynthia Emanuelle Lima Farias, Universidade de Pernambuco Acadêmica da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Academica do Curso de Enfermagem na Universidade de Pernambuco FENSG-UPE. Participa do Grupo de Pesquisa: Doenças Agudas e Crônicas não Transmissíveis-FENSG-UPE. Monitor de Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME.

Bianka Santos Lopes, Universidade de Pernambuco Acadêmica da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças-FENSG

Academica do Curso de Enfermagem na Universidade de Pernambuco FENSG-UPE. Participa do Grupo de Pesquisa: Doenças Agudas e Crônicas não Transmissíveis-FENSG-UPE.Monitor da disciplina de Primeiros Socorros- Programa de Ensino e Pesquisa em Emergências, Acidentes e Violências (PEPEAV) da UPE. Integrante do grupo de extensão "Com pressão não se brinca".

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
Guimarães TMR, Amorim CT, Ferreira FM da S, Barbosa EFF, Farias CEL, Lopes BS. Nursing Care to a Patient Having Pulmonary Tuberculosis Disease and Comorbidites: Case Report / Cuidados de Enfermagem a um Paciente Portador de Tuberculose Pulmonar e Comorbidades: Relato de Caso. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 19º de março de 2024];10(3):683-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6167

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics