Incontinence-Associated Dermatitis in Hospitalized Elderly Patients: Nurses’ Self-Reported Knowledge / Dermatite Associada à Incontinência em Idosos Hospitalizados: Conhecimento Autorreferido de Enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.801-809

Palavras-chave:

Dermatite das Fraldas, Assistência a Idosos, Incontinência fecal, Incontinência urinária

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento autorreferido dos enfermeiros em relação a prevenção, diagnóstico e tratamento da dermatite associada a incontinência (DAI) em idosos hospitalizados e propor a construção de um protocolo de cuidados de enfermagem a partir de fluxograma. Métodos: Pesquisa exploratória descritiva, qualitativa, através de entrevista semiestruturada com enfermeiros de unidades de um hospital, no segundo semestre de 2016. Os dados das entrevistas foram analisados mediante análise temática. Resultados: Apresentados em três categorias: Admissão do idoso e prevenção da DAI: A maioria da clientela é idosa, na qual a adoção de medidas de higiene e aplicação de barreira consistem na prevenção; Diagnóstico da DAI no idoso: Desconhecem o estadiamento da DAI; Tratamento da DAI: Inclui dispositivos que evitam o contato das eliminações com a pele existindo dificuldades em diferenciar as categorias da lesão. Conclusão: Ausência de uniformização entre os enfermeiros acerca dos produtos que tratam a pele com DAI.

DESCRITORES: Dermatite das Fraldas, Assistência a Idosos, Incontinência fecal, Incontinência urinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Riechel Strehlow, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo (2014). Enfermeira Residente em Saúde do Idoso da Universidade de Passo Fundo, Hospital São Vicente de Paulo e Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo - Rio Grande do Sul, Brasil.

Vera Lucia Fortunato Fortes, Hospital São Vicente de Paulo

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia - Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1986). Mestrado em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).

Michael Vieira do Amarante, Ulbra Carazinho

Graduação em Enfermagem pela Universidade de Passo Fundo (2008). MBA em Gestão de Negócios da Saúde pela Faculdade Meridional (IMED) - 2014. Mestrado em Administração pela Faculdade Meridional (IMED) em Passo Fundo (2016). Coordenador do Curso de Enfermagem da Ulbra Carazinho.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
Riechel Strehlow B, Lucia Fortunato Fortes V, Vieira do Amarante M. Incontinence-Associated Dermatitis in Hospitalized Elderly Patients: Nurses’ Self-Reported Knowledge / Dermatite Associada à Incontinência em Idosos Hospitalizados: Conhecimento Autorreferido de Enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(3):801-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6207

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics