The care towards individuals in a Psychosocial Intervention Unit: meanings assigned by the nursing team / Cuidado às pessoas internadas em Unidade de Internação Psicossocial: significados atribuídos pela equipe de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.951-957

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Transtornos mentais, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: Compreender os significados atribuídos pela equipe de enfermagem ao cuidado prestado às pessoas internadas em uma unidade de internação psicossocial de um hospital público de ensino do Rio Grande do Sul, Brasil. Métodos: Estudo qualitativo, realizado com 15 profissionais de enfermagem, por meio da entrevista semiestruturada, no mês de setembro de 2015. Para a análise dos dados, foi utilizada a Proposta Operativa de Minayo. Resultados: A enfermagem refere-se ao cuidado como uma prática que visa assistir à pessoa na sua integralidade e busca atender as suas necessidades. O cuidado está no preparo da pessoa para a pós-alta hospitalar, no enfoque da construção de um trabalho em rede, no suporte à família e nas perspectivas dos profissionais. Conclusão: O estudo apresenta contribuições para que os profissionais de enfermagem reflitam sobre suas práticas assistenciais e formas de cuidado, na busca da reinserção social e do cuidado integral às pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Naidon Cattani, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Maria. Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria.

Daiana Foggiato de Siqueira

Enfermeira pelo Centro Universitário Franciscano. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Marlene Gomes Terra

Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira. Pós-doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2018-10-04

Como Citar

1.
Cattani AN, Foggiato de Siqueira D, Gomes Terra M. The care towards individuals in a Psychosocial Intervention Unit: meanings assigned by the nursing team / Cuidado às pessoas internadas em Unidade de Internação Psicossocial: significados atribuídos pela equipe de Enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];10(4):951-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6276

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics