The perceptions of vascular dysfunction bearing patients with regards to health education as an autonomy instrument / Percepção do usuário com alteração vascular sobre a educação em saúde como instrumento de autonomia
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Resumo
Objetivo: analisar como o usuário com alteração vascular percebe a Educação em saúde no processo de autonomia do cuidado. Métodos: pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa realizada com 12 usuários com alteração vascular que estavam em atendimento em um ambulatório multiprofissional vascular de um hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre agosto e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. Os mesmos foram transcritos e analisados por intermédio da Análise Temática proposta por Minayo. Resultados: surgiram duas categorias: Atendimento que transmite confiança e (Co) Responsabilização dos usuários e familiares no processo de cuidar. Conclusão: o usuário com alteração vascular percebe que as ações educativas em saúde auxiliam no processo de autonomia do cuidado. A horizontalidade e as práticas dialógicas são importantes para o empoderamento e corresponsabilização.
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Como Citar
1.
Quintela SHC, Siqueira PG, Höffling FB, Imbriani BH, Romero M de V, da Silva RM. The perceptions of vascular dysfunction bearing patients with regards to health education as an autonomy instrument / Percepção do usuário com alteração vascular sobre a educação em saúde como instrumento de autonomia. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 4º de fevereiro de 2023];11(1):25-30. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6443
Edição
Seção
Research
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