Profile of cytopathologic exams collected in a family health strategy / Perfil de exames citopatológicos coletados em estratégia de saúde da família

Main Article Content

Carolline Fredes Dias
http://orcid.org/0000-0001-8595-0467
Vania Celina Dezoti Micheletti
http://orcid.org/0000-0003-1254-7479
Edegar Fronza
http://orcid.org/0000-0003-0463-9728
Juliana da Silva Alves
http://orcid.org/0000-0002-0750-766X
Carolinne Vargas Attademo
http://orcid.org/0000-0001-6210-4823
Márcia Rejane Strapasson
http://orcid.org/0000-0002-4764-7317

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil dos exames citopatológicos coletados em um serviço de Estratégia da Saúde da Família (ESF) na região metropolitana de Porto Alegre-RS. Métodos: Estudo transversal descritivo retrospectivo, realizado em um serviço de ESF na região metropolitana de Porto Alegre-RS. A amostra foi composta de 201 prontuários com laudos de exames de mulheres que realizaram o exame de câncer do colo do útero no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Os dados foram analisados no programa SPSS versão 21.0. Os resultados dos exames citopatológicos foram classificados de acordo com o sistema de Bethesda, 2001. Resultados: 3% tiveram resultados dentro dos limites da normalidade e 95% dos laudos registraram células atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas escamosas (ASC-US) e glandulares (AGUS) e 2% das mulheres apresentaram neoplasia. Conclusão: Sugere-se implantar estratégias para qualificação do processo de coleta e análise laboratorial de material citopatológico, garantindo segurança diagnóstica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Dias CF, Micheletti VCD, Fronza E, Alves J da S, Attademo CV, Strapasson MR. Profile of cytopathologic exams collected in a family health strategy / Perfil de exames citopatológicos coletados em estratégia de saúde da família. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 7º de fevereiro de 2023];11(1):192-8. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6937
Seção
Research
Biografia do Autor

Carolline Fredes Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Enfermeira graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Vania Celina Dezoti Micheletti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Enfermeira. Doutora em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Docente no curso de graduação em Enfermagem  e pós graduação no Mestrado Profissional em Enfermagem na Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (UNISINOS).

Edegar Fronza, Universidade Caxias do Sul (UCS)

Biólogo. Mestre em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  (PUC). Doutor em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Docente da Área de conhecimentos de Ciências da Vida da Universidade Caxias do Sul (UCS).

Juliana da Silva Alves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Enfermeira graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Carolinne Vargas Attademo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Enfermeira graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Márcia Rejane Strapasson, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Plum Analytics