Knowledge and implementation of integrative and complementary practices by primary care nurses / Conhecimento e implementação das práticas integrativas e complementares pelos enfermeiros da atenção básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7509

Palavras-chave:

Terapias complementares, atenção primária à saúde, cuidados de enfermagem.

Resumo

OBJETIVO: Identificar o conhecimento e a aplicação das práticas integrativas e complementares pelos enfermeiros da atenção básica. MÉTODOS: É uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa envolvendo 19 enfermeiros da atenção básica do município de Mossoró situado no estado do Rio Grande do Norte, aprovada pelo comitê de ética e pesquisa sob o parecer 2.113.411. RESULTADOS: Identificou-se quatro categorias: conhecimento dos enfermeiros sobre práticas integrativas; a não implementação das práticas integrativas e complementares na assistência do enfermeiro; implementação das práticas integrativas e complementares na assistência do enfermeiro; e as práticas são importantes para o cuidado em saúde. CONCLUSÃO: O conhecimento sobre a politica nacional de práticas integrativas e complementares, a variabilidade e a finalidade de tais práticas ainda se apresenta limitado, a solução para o conhecimento e implementação deficitários seria o ensino, seja ele na graduação ou na vida profissional. 

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Biografia do Autor

Renata Dantas Jales, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2015).  Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança de saúde (FACENE). Residente em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Isabel Cristina Amaral Nelson, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (2000) com Licenciatura plena em enfermagem. Especialização em formação profissional na área de saúde (Fiocruz/UFRN), Saúde da Família (Universidade Castelo Branco) e em Enfermagem do Trabalho (Facisa), Educação, Desenvolvimento e Politicas Educativas( FIP). Doutora em Educação UFRN (2013). Professora Adjunto I com dedicação exclusiva da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Professora colaboradora do Programa de pós graduação em saúde e sociedade - PPGSS (UERN), Professora da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade (UERN). Experiência na área de atenção e promoção á saúde, educação popular em saúde, educação inclusiva, formação docente, práticas integrativas e complementares na saúde, pedagogia vivencial humanescente. Pesquisadora no grupo de pesquisa Corporeidade, Transdisciplinaridade e Saúde- ECOTRANS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte( Desde 2015).Pesquisadora do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da UFRN (LAPICS) Coordenadora do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS) UERN. 

 

Lorrainy da Cruz Solano, Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (FACENE)

 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN (2002). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (2010). Possui especialização em Enfermagem do Trabalho (2009) e em Processos Educacionais com ênfase em Metodologias Ativas (IEP Sírio-Libanês). Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família do município de Mossoró-RN. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade UERN/PMM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo/UERN e membro do Grupo de Pesquisa Ações Promocionais e de Atenção a Grupos Humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva/UFRN. Professora da Faculdades Nova Esperança de Mossoró FACENE/RN. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: educação permanente, residências em saúde, formação e história da enfermagem. 

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seguindo como linha de pesquisa enfermagem na saúde mental e coletiva, concluído em Dezembro de 2014. Mestre em enfermagem pelo programa de Pós-graduação em enfermagem da UFRN, concluído em Dezembro de 2011. Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM), concluída em Dezembro de 2008. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Potiguar concluída em Abril de 2007. Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, concluída em 2004. Atualmente atua como docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/ Campus Pau dos Ferros e na Universidade Potiguar/Campus Mossoró . Tem experiência na área de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente atuando principalmente nos temas: enfermagem, educação em saúde, promoção da saúde, redes sociais de apoio e proteção à criança e ao adolescente. Também trabalha com saúde da mulher e enfermagem na saúde mental e coletiva. 

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Jales RD, Nelson ICA, Solano L da C, de Oliveira KKD. Knowledge and implementation of integrative and complementary practices by primary care nurses / Conhecimento e implementação das práticas integrativas e complementares pelos enfermeiros da atenção básica. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 17º de abril de 2024];12:808-13. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7509

Edição

Seção

Artigo Original

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