Factors associated with daytime sleepiness in medical students / Fatores associados à sonolência diurna em estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9214

Palavras-chave:

Distúrbios do sono, Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva, Estudantes de Medicina, Medicina do Comportamento, Estilo de vida

Resumo

Objetivo: Avaliar os fatores associados à sonolência diurna em graduandos do curso de medicina das três faculdades do Norte de Minas. Método: Estudo transversal, realizado com 231 acadêmicos que estavam frequentando o primeiro, sétimo e décimo-primeiro períodos de graduação em medicina em 2015. A sonolência diurna foi avaliada pelo instrumento Escala de Sonolência Diurna de Epworth. Realizou-se a análise de regressão de Poisson para verificar os fatores associados à sonolência diurna. Resultados: Níveis patológicos e muito patológicos de sonolência diurna foram observados, respectivamente, em 34,6% e 6,9% dos estudantes. A prevalência de sonolência diurna foi maior nos estudantes com Transtornos Mentais Comuns, Exaustão Emocional e Ineficácia Profissional, e menor naqueles que residem com os pais. Conclusão: A prevalência de sonolência diurna patológica nos estudantes mostrou-se elevada, e teve relação com transtornos mentais comuns, percepção de exaustão emocional e profissional, além do contexto com quem o estudante residia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Landmann N, Kuhn M, Piosczyk H, Feige B, Baglioni C, Spiegelhalder K et al. The reorganization of memory during sleep. Sleep Med Rev. 2014;18(6):531-41.

Silva SC, Romão MF. Análise de perfil e de qualidade do sono: estudo com acadêmicos de medicina do método de aprendizagem baseada em problemas. Rev Ciênc Méd Biol. 2018;17(1):46-51.

Almondes KM, Araújo JF. Padrão do ciclo sono-vigília e sua relação com a ansiedade em estudantes universitários. Estud Psicol. [Internet]. 2003 [citado 2019 Jan 17]; 8(1):37-43. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2003000100005&lng=en&nrm=iso.

Cardoso HC, Bueno FCC, Mata JC, Alves APR, Jochims I, Vaz Filho IHR et al. Avaliação da qualidade do sono em estudantes de Medicina. Rev. bras. educ. med. (Rio de Janeiro) [Internet]. 2009 [citado 2018 Mar 05]; 33(3):349-55. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300005&lng=en&nrm=iso.

Antonello ICF. Cuidando de cuidadores em formação nas faculdades de medicina. Rev. Bioét. 2006;14(2):159-62.

Corrêa CC, Oliveira FK, Pizzamiglio DS, Ortolan EVP, Weber SAT. Qualidade de sono em estudantes de medicina: comparação das diferentes fases do curso. J Bras Pneumol. [Internet]. 2017 [citado 2019 Jan 17]; 43(4):285-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132017000400285&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37562016000000178.

Wolf MR & Rosenstock JB. Inadequate sleep and exercise associated with Burnout and Depression among medical students. Acad Psychiatry. 2017;41(2):174-9.

Johns MW. A new method for measuring daytime sleepiness: The Epworth Sleepiness Scale. Sleep. 1991;14: 540-5.

Borges LO, Argolo JCT. Adaptação e validação de uma escala de bem-estar psicológico para uso em estudos ocupacionais. Aval Psicol. [Internet]. 2002 [citado 2019 Jan 22]; 1:17-27. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712002000100003&lng=pt.

Gorestein C, Andrade L. Inventário de Depressão de Beck: propriedades psicométricas da versão em português. Rev Psiquiatr Clin. 1998; 25(5):245-50.

Matsudo S, Araujo T, Matsudo V, Andrade D, Andrade E, Oliveira LC, et al. Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Rev Bras Ativ Fis Saúde. 2001;6(2):5-18.

Schaufeli WB, Martínez IM, Pinto AM, Salanova M, Bakker AB. Burnout and engagement in university students. J Cross Cult Psychology. 2002;33(5):464-81.

Alsaggaf MA, Wali SO, Merdad RA, Merdad LA. Sleep quantity, quality, and insomnia symptoms of medical students during clinical years: Relationship with stress and academic performance. Saudi Medical Journal. 2016;37(2):173-82.

Fiedler PT. Avaliação da qualidade de vida do estudante de medicina e da influência exercida pela formação acadêmica. São Paulo. Tese [Doutorado em Ciências] – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2008.

Pacheco JP, Giacomin HT, Tam WW, Ribeiro TB, Arab C, Bezerra IM et al. Mental health problems among medical students in Brazil: a systematic review and meta-analysis. Rev Bras Psiquiatr. [Internet]. 2017 [cited 2018 Mar 05]; 39:369-78. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462017000400369&lng=en. Epub Aug 31, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1516-4446-2017-2223.

Machado-Duque ME, Chabur JEE, Machado-Alba JE. Somnolencia diurna excesiva, mala calidad del sueño y bajo rendimiento académico en estudiantes de Medicina. Rev Colomb Psiquiat. [Internet]. 2015 July [cited 2019 Jan 22]; 44(3):137-42. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-74502015000300003&lng=en. http://dx.doi.org/10.10167j.rcp.2015.04.002.

Abdulah DM, Piro RS. Sleep disorders as primary and secondary factors in relation with daily functioning in medical students. Ann Saudi Med. 2018;38(1):57-64.

Ahrberg K, Dresler M, Niedermaier S, Steiger A, Genzel L. The interaction between sleep quality and academic performance. J Psychiatr Res. 2012;46(12):1618-22.

Li L, Wang YY, Wang SB, Zhang L, Li L, Xu DD et al. Prevalence of sleep disturbances in Chinese university students: a comprehensive meta-analysis. J Sleep Res. 2018;27(3):e12648.

Felden EPG, Filipin D, Barbosa DG, Andrade RD, Meyer C, Louzada FM. Fatores associados à baixa duração do sono em adolescentes. Rev Paul Pediatr. [Internet]. 2016 Mar [cited 2019 Jan 22]; 34(1):64-70. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822016000100064&lng=en. http://dx.doi.org/10.1016/j.rppede.2015.10.007.

Vilela TS, Bittencourt LRA, Tufik S, Moreira GA. Factors influencing excessive daytime sleepiness in adolescents. J Pediatr. [Internet]. 2016 [cited 2019 Jan 22]; 92(2):149-55. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572016000200149&lng=en. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2015.05.006.

Azad MC, Fraser K, Rumana N, Abdullah AF, Shahana N, Hanly PJ et al. Sleep disturbances among medical students: a global perspective. J Clin Sleep Med. 2015;11(1):69-74.

Marques DR, Meia-Via AMS, Silva CF, Gomes AA. Associations between sleep quality and domains of quality of life in a non-clinical sample: results from higher education students. Sleep Health. 2017;3(5):348-56.

Mokros Ł, Witusik A, Michalska J, Łężak W, Panek M, Nowakowska-Domagala K et al. Sleep quality, chronotype, temperament and bipolar features as predictors of depressive symptoms among medical students. Chronobiol Int. 2017;34(6):708-20.

Hershner SD, Chervin RD. Causes and consequences of sleepiness among college students. Nat Sci Sleep. 2014;6:73-84.

Moraes CAT, Edelmuth DGL, Novo NF, Hübner CvK. Qualidade de sono em estudantes de medicina do método de aprendizado baseado em problemas. Medicina (Ribeirão Preto) 2013;46(4):389-97.

Besedovsky L, Lange T, Born J. Sleep and Immune Function. Eur J Physiol. 2012;463(1):121-37.

Kloster MC, Perotta B, Hauer Junior A, Paro HBMS, Tempski P. Sonolência diurna e habilidades sociais em estudantes de medicina. Rev Bras Educ Med. [Internet]. 2013 [cited 2017 Oct 26]; 37(1):103-9. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000100015&lng=en&nrm=iso.

Concepcion T, Barbosa C, Vélez JC, Pepper M, Andrade A, Gelaye B, et al. Daytime sleepiness, poor sleep quality, eveningness chronotype and common mental disorders among Chilean college students. J Am Coll Health. 2014;62(7):441-8.

Petrov ME, Lichstein KL, Baldwin CM. Prevalence of sleep disorders by sex and ethnicity among older adolescents and emerging adults: relations to daytime functioning, working memory and mental health. J Adolesc. 2014;37(5):587-97.

Publicado

2021-05-13 — Atualizado em 2021-06-09

Versões

Como Citar

1.
Barbosa-Medeiros MR, Figueiredo JFLM, Melo L de O, Rossi-Barbosa LAR, Caldeira AP. Factors associated with daytime sleepiness in medical students / Fatores associados à sonolência diurna em estudantes de medicina. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de junho de 2021 [citado 28º de dezembro de 2024];13:774-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9214

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics