Educational technology for people with chronic renal disease: construction and validation of content / Tecnologia educacional para pessoas com doença renal crônica: construção e validação de conteúdo

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Fernanda Gatez Trevisan dos Santos
http://orcid.org/0000-0001-7082-6949
Victória dos Santos Laqui
http://orcid.org/0000-0002-7805-512X
Rafaely de Cássia Nogueira Sanches
http://orcid.org/0000-0002-1686-7595
Anderson da Silva Rêgo
http://orcid.org/0000-0002-0988-5728
Maria Aparecida Salci
http://orcid.org/0000-0002-6386-1962
Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic
http://orcid.org/0000-0001-9825-3062

Resumo

Objetivo: descrever a construção e validação de conteúdo de uma tecnologia educativa do tipo cartilha para pessoas com Doença Renal Crônica. Método: pesquisa metodológica desenvolvida em quatro fases: diagnóstico situacional; revisão de literatura; elaboração da cartilha e validação do conteúdo com cinco experts.  Os participantes do processo de elaboração foram 48 pessoas em hemodiálise e, de validação, cinco profissionais de saúde. Resultados: o diagnóstico situacional foi composto pelas entrevistas com os pacientes em hemodiálise que aceitaram participar, os quais escolheram a tecnologia tipo cartilha que abordassem os temas alimentação e transplante renal. A revisão da literatura teve como objetivo aprofundar sobre as temáticas escolhidas e construir a cartilha, com uso de linguagem clara e figuras ilustrativas. A cartilha foi encaminhada para cinco experts da área para a realização da validação do conteúdo. Conclusão: a construção e validação da tecnologia educativa tipo cartilha visa promover o autocuidado das pessoas com Doença Renal Crônica, a partir de orientações sobre alimentação e transplante renal.



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Como Citar
1.
Santos FGT dos, Laqui V dos S, Sanches R de CN, Rêgo A da S, Salci MA, Radovanovic CAT. Educational technology for people with chronic renal disease: construction and validation of content / Tecnologia educacional para pessoas com doença renal crônica: construção e validação de conteúdo. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de junho de 2021 [citado 24º de janeiro de 2022];13:517-23. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9263
Seção
Research
Biografia do Autor

Fernanda Gatez Trevisan dos Santos, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá (PR), Brasil.

Victória dos Santos Laqui, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada na Atenção à Urgência e Emergência do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá (PR), Brasil.

Rafaely de Cássia Nogueira Sanches, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá (PR), Brasil.

Anderson da Silva Rêgo, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Enfermeiro. Universidade Estadual de Maringá – UEM; Departamento de Enfermagem; Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Maria Aparecida Salci, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá (PR), Brasil.

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá (PR), Brasil.

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