Validation of evaluating instrument for training nurses in cardiopulmonary resuscitation / Validação de instrumento avaliativo para capacitação de enfermeiros em ressuscitação cardiopulmonar
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9710Palavras-chave:
Enfermeiras e enfermeiros, Parada cardíaca, Reanimação cardiopulmonar, Estudo de validação, Capacitação em serviçoResumo
Objetivo: validar critérios de um instrumento para avaliação da capacitação de enfermeiros em ressuscitação cardiopulmonar. Método: estudo metodológico para validação de critério de um instrumento previamente validado quanto ao conteúdo. Realizou-se a aplicação de um instrumento pré e pós-teste de uma capacitação com 20 enfermeiros de um hospital do interior do Estado de São Paulo. Resultados: realizou-se a análise das respostas do pré e pós-teste sobre o entendimento dos participantes antes e após a realização de teoria atrelada a simulação sobre ressuscitação cardiopulmonar. Foram avaliadas as variáveis objetividade, simplicidade, clareza e pertinência, destacando-se que os participantes concordaram que os critérios citados foram atendidos. Conclusão: o instrumento investigado possui relação com os padrões definidos, sendo comprovadamente validado. Ao utilizar-se deste instrumento durante a avaliação de capacitações em ressuscitação cardiopulmonar, as equipes de trabalho, alunos e pacientes serão beneficiados, garantindo a padronização e melhor efetividade no atendimento a PCR.
Downloads
Referências
Pinheiro DBS, Santos Júnior EB, Pinheiro LSB. Cardiorespiratory arrest: surveillance, prevention and care after PCR. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online). [Internet]. 2018 [cited 2018 dez 09]; 10(2). Available from: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.577-584.
Piegas LS, Timerman A, Feitosa GS, Nicolau JC, Mattos LAP, Andrade MD, et al. V Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Arq. bras. cardiol. [Internet]. 2015 [acesso em 09 de dezembro 2018]; 105(2). Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2015/02_TRATAMENTO%20DO%20IAM%20COM%20SUPRADESNIVEL%20DO%20SEGMENTO%20ST.pdf.
Braga RMN, Fonseca ALEA, Ramos DCL, Gonçalves RPF, Dias OV. Atuação da equipe de enfermagem no atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória no ambiente intra-hospitalar. Rev. Aten. Saúde, São Caetano do Sul. [Internet]. 2018 [acesso em 09 de dezembro 2018]; 16(56). Disponível em: https://doi.org/10.13037/ras.vol16n56.4928.
Santos LP, Rodrigues NAM, Bezerra ALD, Sousa MNA, Feitosa ANA, Assis EV. Parada cardiorrespiratória: principais desafios vivenciados pela enfermagem no serviço de urgência e emergência. Revista Interdisciplinar em Saúde. [Internet]. 2016 [acesso em 17 de agosto 2018]; 3(1). Disponível em: http://www.interdisciplinaremsaude.com.br/Volume_9/Trabalho_03.pdf
Kawakame PMG, Miyadahira AMK. Avaliação do processo ensino-aprendizagem de estudantes da área da saúde: manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Rev. Esc. Enferm. USP. [Internet]. 2015 [acesso em 17 de julho 2018]; 49(4). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n4/pt_0080-6234-reeusp-49-04-0657.pdf
Souza AC, Alexandre NMC, Guirardello EB. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol. serv. saúde. [Internet]. 2017 [acesso em 17 de agosto 2018]; 26(3). Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742017000300022.
Ribeiro MAS, Vedovato TG, Lopes MHBM, Monteiro MI, Guirardello EB. Estudos de validação na enfermagem: revisão integrativa. Rev Rene (Online). [Internet]. 2013 [acesso em 17 de agosto 2018]; 14(1). Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/3359.
Lucas MG, Nalin GV, Sant'Anna ALGG, Oliveira SA, Machado RC. Validação de conteúdo de um instrumento para avaliação da capacitação em ressuscitação cardiopulmonar. REME rev. min. enferm. [Internet]. 2018 [acesso em 09 de dezembro 2018]; 22: e-1132. Disponível em: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20180061.
Medeiros RKS, Ferreira Júnior MA, Pinto DPSR, Vitor AF, Santos VEP, Barichello E. Modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas em enfermagem. Rev Enf Ref. [Internet]. 2015 [acesso em 09 de dezembro 2018]; serIV(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.12707/RIV14009.
American Heart Association: Destaques da American Heart Association 2015 –Atualização das Diretrizes de RCP e ACE. [Internet]. 2015 [acesso em 18 de junho 2018]. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf
Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. Saúde Colet. [Internet]. 2011 [acesso em 14 de janeiro 2020]; 16(7). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n7/06.pdf
Heng K, Wee FC. Seventeen years of life support courses for nurses: where are we now? Singap. med. j. [Internet]. 2017 [cited 2018 august 15]; 58(7). Available from: https://dx.doi.org/10.11622%2Fsmedj.2017061.
Gonzalez MM, Timerman S, Gianotto-Oliveira R, Polastri TF, Canesin MF, Lage SG, et al. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq. bras. cardiol. [Internet]. 2013 [acesso em 01 de agosto 2018]; 101(2 Supl. 3). Disponível em: https://doi.org/10.5935/abc.20130022.
Prestes JN, Menetrier JV. Conhecimento da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva adulta sobre a parada cardiorrespiratória. Biosaúde. [Internet]. 2017 [acesso em 09 de dezembro 2018]; 19 (1). Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/27905/22933.
Broomfield R. A quasi-experimental research to investigate the retention of basic cardiopulmonary resuscitation skills and knowledge by qualified nurses following a course in professional development. J. adv. nurs. [Internet]. 2017. [cited 2018 dec 09]; 23(5). Available from: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.1996.tb00084.x.
Oliveira SFG, Moreira SMBP, Vieira LL, Gardenghi G. Conhecimento de parada cardiorrespiratória dos profissionais de saúde em um hospital público: estudo transversal. Rev. Pesqui. Fisioter. [Internet]. 2018. [acesso em 09 de dezembro 2018]; 8(1). Disponível em: https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i1.1830B.
lum CA, Borglund S, Parcells D. High-fidelity nursing simulation: impact on student self-confidence and clinical competence. Int. j. nurs. educ. scholarsh. [Internet]. 2010. [cited 2018 dez 09]; 7(1). Available from: https://doi.org/10.2202/1548-923X.2035.
Ferreira RPN, Guedes HM, Oliveira DWD, Miranda JL. Simulação realística como estratégia de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Rev. enferm. Cent.-Oeste Min. [Internet]. 2018 [acesso em 09 de dezembro 2018];8:e2508. Disponível em: https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508.
Tomazini EAS, Tobase L, Teodoro SV, Peres HHC, Almeida DM, Alavarce DC. Curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória: inovação para educação permanente. Rev Rene (Online). [Internet]. 2018 [acesso em 09 de dezembro 2018]; 19: e32444. Disponível em: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181932444.
Medina EU, Barrientos SS, Navarro FI. The challenge and future of simulation as a teaching strategy in nursing. [Internet]. 2017 [cited 2018 dec 09]. 6(22). Available from: https://doi.org/10.1016/j.riem.2017.01.147.
Publicado
Versões
- 2021-06-02 (2)
- 2021-05-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.