THE PRINCIPLE OF COMPREHENSION IN HIV/SIDA CONTEXT: AN INTEGRATIVE REVIEW

Autores

  • Érick Igor dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Unviersidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Denize Cristina de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Caren Camargo do Espírito Santo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Ingryd Cunha Ventura Felipe Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Renan Santos Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, HIV, Aids, Assistência Integral à Saúde, Saúde Coletiva,

Resumo

Objetivo: Este trabalho busca identificar as perspectivas das produções científicas brasileiras da área da saúde acerca do princípio doutrinário da integralidade no lidar com o HIV/Aids. Métodos: Estudo do tipo qualitativo e descritivo,foi desenhado através de revisão integrativa. Os dados foram coletados entre junho e julho de 2010 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que inclui, entre outras, as bases de dados LILACS, SCIELO e BIREME. Resultados: Sete publicações foram selecionadas resultantes dos critérios de inclusão/exclusão. A assistência integral no contexto do HIV/Aids foi caracterizada de formas distintas, possivelmente, por uma característica da integralidade: a de difícil conceituação. Logo, mostrou-se pertinente discutir as concepções dos estudos através de dois eixos temático-categoriais elaborados a partir das dimensões da Integralidade propostas por Schraiber. Conclusões: Conclui-se que a integralidade da assistência no contexto do HIV/Aids é concebida através de condições de acesso aos serviços de saúde, suas articulações e recursos disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érick Igor dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Unviersidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa “Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais”.

Denize Cristina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeira. Pós-Doutora em Psicologia Social pela EHESS – França. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa “Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais”.

Caren Camargo do Espírito Santo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa “Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais”.

Ingryd Cunha Ventura Felipe, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Substituta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa “Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais”.

Renan Santos Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmico de Enfermagem do 4º Período da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa “Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais”.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Como Citar

1.
Santos Érick I dos, Gomes AMT, Oliveira DC de, Santo CC do E, Felipe ICV, Lima RS. THE PRINCIPLE OF COMPREHENSION IN HIV/SIDA CONTEXT: AN INTEGRATIVE REVIEW. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de dezembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1290

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics