OCCUPATIONAL RISKS IN NURSING: AN INTEGRATIVE REVIEW

Autores

  • Maria Elaine de Oliveira Bolzan Universidade Federal de Santa Maria
  • Laura de Azevedo Guido Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliane Umann Universidade Federal de Santa Maria
  • Etiane de Oliveira Freitas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2363-2374

Palavras-chave:

, Riscos Ocupacionais, Enfermagem, Saúde do Trabalhador

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar publicações sobre riscos ocupacionais na enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa, em que a busca foi realizada nas bases de dados LILACS, BDENF e SCIELO, com associação dos descritores: riscos ocupacionais e enfermagem, no período de 2000 a 2009. Os estudos foram organizados de acordo com os cinco grupos de classificação da Organização Pan-Americana de Saúde. Resultados: Foram selecionados 31 estudos, sendo que 41,93% abordaram os riscos de acidentes, 22,58% riscos biológicos, 19,35% riscos ergonômicos e psicossociais, 12,9% riscos químicos e 3,22 % riscos físicos. Conclusões: Percebem-se riscos ocupacionais como indesejáveis no ambiente de trabalho. Assim, a fim de reduzir e/ou eliminá-los, os serviços devem dispor de condições de trabalho adequadas e amparadas pela legislação, com o reconhecimento dos direitos do empregado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elaine de Oliveira Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do grupo de estudos e pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e da linha de estudos e pesquisas “Stress, coping e burnout”, Especialista em Pedagogia da Enfermagem Médico Cirúrgico, Educação Profissional em Saúde e Saúde do Trabalhador. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

Laura de Azevedo Guido, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem, coordenadora da linha de estudos e pesquisas “Stress, coping e burnout”.

Juliane Umann, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do grupo de pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e da linha de pesquisa “Stress, coping e burnout”. Bolsista Capes.

Etiane de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do grupo de pesquisas Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem e da linha de pesquisa “Stress, coping e burnout”. Bolsista Reune.

Downloads

Publicado

2011-10-03

Como Citar

1.
de Oliveira Bolzan ME, de Azevedo Guido L, Umann J, de Oliveira Freitas E. OCCUPATIONAL RISKS IN NURSING: AN INTEGRATIVE REVIEW. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de outubro de 2011 [citado 28º de novembro de 2024];3(4):2363-74. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1320

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics