DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION

Silvana Ceolin, Stela Maris de Mello Padoin, Helena Carolina Noal, Marlene Gomes Terra, Cristiane Trivisiol da Silva, Cristiane Cardoso de Paula

Resumo


Objetivo: analisar as demandas para o cotidiano do enfermeiro a partir de artigos publicados na temática educação em saúde. Métodos: revisão narrativa, realizada na base de dados LILACS, com as palavras: “educação em saúde” and “promoção da saúde” and “enfermagem”, no período de 1986 a 2008. Resultados: duas categorias temáticas: a necessidade de educação permanente e a necessidade de um novo modelo de educação em saúde. Aponta-se a permanente construção do conhecimento para qualificar e atender às demandas sociais de saúde. No desenvolvimento das práticas educativas, os enfermeiros valorizam o diálogo, o cotidiano do usuário, revelando uma transição entre o referencial tradicional e o emancipatório. Conclusão: Reconhece-se que as pesquisas em enfermagem contribuem para fortalecer estratégias de ação educativa emacipatória. Recomenda-se desenvolver o ensino de tecnologias educacionais ativas, possibilitando a educação em saúde como promotora de saúde.


Palavras-chave


Educação em saúde; promoção da saúde; conduta de saúde; enfermagem; enfermagem em saúde comunitária; enfermagem em saúde pública; educação continuada em enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2453-2465 

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