NEEDS SUPPORT CAREGIVER/FAMILY CARE IN ELDERLY PATIENTS WITH ALZHEIMER'S DISEASE

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho Universidade Federal Fluminense
  • Maria José Coelho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2164-2173

Palavras-chave:

Idoso, Enfermagem, Cuidadores, Família, Doença de Alzheimer

Resumo

Objetivo: Identificar as necessidades de suporte ao cuidador/familiar nos cuidados ao idoso com Doença de Alzheimer (DA). Método: Pesquisa de natureza quanti-qualitativa na qual o cenário deste estudo foi o consultório de enfermagem do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, referência no atendimento ao cliente com Doença de Alzheimer do Estado do Rio de Janeiro. Resultados: A família é a fonte de suporte a qual seus membros recorrem para resolução de problemas onde encontramos como questões relevantes no suporte o fato do cuidador ser idoso, escassa rede familiar, sobrecarga no cuidado, depressão, falta de disponibilidade para o cuidado, falta de autoridade, impacto da doença, dificuldades no desenvolvimento do cuidado e apoio emocional. Conclusão: Considerar o familiar/cuidador como atuante neste processo de cuidado através de planejamento contínuo constitui um desafio inexorável porque as relações de convivência familiar se fazem presentes e devem ser constantemente consideradas pela enfermeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Implantou a Consulta de Enfermagem ao Cliente Portador de Alzheimer no Centro de Doença de Alzheimer (CDA-UFRJ) chefiando o serviço de enfermagem do presente setor (2001). Professora da Pós-Graduação de Geriatria e Gerontologia da EEAAC/UFF. Foi Mediadora Pedagógica da Educação à Distância do Curso de Pós-Graduação de Tecnologias da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Atuou como Tutora pedagógica na disciplina de Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância na Pós-Graduação de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da UFF (Lante - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino). Revisora ad hoc da Revista Brasileira de Enfermagem e da Revista Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento.

Maria José Coelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Anna Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ.

Downloads

Publicado

2011-07-26

Como Citar

1.
Camacho ACLF, Coelho MJ. NEEDS SUPPORT CAREGIVER/FAMILY CARE IN ELDERLY PATIENTS WITH ALZHEIMER’S DISEASE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de julho de 2011 [citado 19º de abril de 2024];3(3):2164-73. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1417

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics