NURSING IN COMPUTER INFORMATION SYSTEMS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE

Autores

  • Dayane França Braz Lima Universidade Federal Fluminense
  • Gesiane Pires Ivo Universidade Federal Fluminense
  • André Luiz Souza Braga Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.18-26

Palavras-chave:

Sistema de informação, enfermagem, informática.

Resumo

Objetivo: identificar produções científicas sobre sistema de informação, preferencialmente o prontuário eletrônico e suas relação com a enfermagem. Metodologia: trata-se de um levantamento bibliográfico computadorizado, com análise sistemática, nas bases de dados BDENF, LILACS e Scielo, onde foram selecionados 10 artigos e destacadas suas idéias principais. Foram realizadas análise crítica e discussão dos resultados encontrados. Resultados: os resultados evidenciaram que a informática favorece as tomas de decisão e possibilitam um maior aproveitamento da assistência, mas há uma maior necessidade de tecnologias voltadas para sistematização da enfermagem. Conclusão: há necessidade da participação da enfermagem na produção das tecnologias em saúde, para que tenhamos um sistema informatizado para enfermagem e que haja incentivo na graduação. Nas bases científicas existem poucas publicações referentes o prontuário eletrônico na enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane França Braz Lima, Universidade Federal Fluminense

<

Gesiane Pires Ivo, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF.

André Luiz Souza Braga, Universidade Federal Fluminense

Mestre. Professor do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF.

Publicado

2013-04-05

Como Citar

1.
Braz Lima DF, Ivo GP, Braga ALS. NURSING IN COMPUTER INFORMATION SYSTEMS: A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de abril de 2013 [citado 19º de abril de 2024];5(3):18-26. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1432

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics