WHO CARES FOR THE CAREGIVER: KEY FACTORS THAT AFFECT THE HEALTH OF NURSING PROFESSIONALS, A BIOPSYCHOSOCIAL VIEW

Autores

  • Clecilene Gomes Carvalho
  • Sérgio Ricardo Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.122-131

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador. Riscos ocupacionais. Legislação de enfermagem.

Resumo

Objetivo: Investigar os principais fatores que interferem na saúde dos profissionais de enfermagem e as NR’s que regulamentam este trabalhador, com a finalidade de fomentar a importância do cumprimento à legislação vigente e a necessidade de conscientização ambiental preventiva frente aos profissionais da área como sendo fundamental para a sustentabilidade da saúde, pois o cuidar implica em primeiramente cuidar-se. Métodos: Revisão bibliográfica, análise crítica e meticulosa. Resultados: É preciso um suporte institucional que possibilite uma política de recursos humanos que contemple a saúde do trabalhador em sua totalidade, enfocando a qualidade de vida e o cuidado dos trabalhadores no contexto biopsicossocial. Conclusão: O cuidado com a saúde do profissional de enfermagem é responsabilidade da União, Estados e Municípios, mas isto não exclui o dever do próprio trabalhador em cuida-se e nem das instituições de zelarem pelo profissional. Descritores: Saúde do trabalhador. Riscos ocupacionais. Legislação de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clecilene Gomes Carvalho

Graduada em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), campus Betim. Membro da Associação Mineira de Hipertensão Pulmonar – AMIHAP.

Sérgio Ricardo Magalhães

Matemático, docente do curso Enfermagem da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), campus Betim. Doutor em Engenharia Biomédica e Mestre em Estatística.

Publicado

2013-04-11

Como Citar

1.
Gomes Carvalho C, Ricardo Magalhães S. WHO CARES FOR THE CAREGIVER: KEY FACTORS THAT AFFECT THE HEALTH OF NURSING PROFESSIONALS, A BIOPSYCHOSOCIAL VIEW. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de abril de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(3):122-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1525

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics