THE CONFRONTATION OF DEATH AMONG NURSES IN THE PEDIATRIC ICU: AN INTEGRATIVE REVIEW

Autores

  • Bruna Santos Ferreira Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro
  • Roberto Lyra Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Jorge Leandro Monteiro Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro
  • Marli Luz Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2561-2568

Palavras-chave:

morte, UTI pediátrica, criança hospitalizada, enfermagem

Resumo

Objetivo: Esse estudo tem como objetivo descrever o estado da arte acerca do enfrentamento vivido pela equipe de enfermagem que assiste e cuida de clientes pediátricos em UTI’s em situações de morte e morrer. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo que se apóia na revisão integrativa de literatura. Resultados: Analisando os artigos e considerando-se a pergunta norteadora desse estudo, notamos que há o medo da formação do vínculo, que quando construído causa algum tipo de frustração com a perda da criança. Conclusão: Ainda hoje é escassez no número de publicações científicas que digam respeito ao enfrentamento vivido pela equipe de enfermagem que assiste e cuida de clientes pediátricos em unidades de terapia intensiva em situações de morte e morrer, o que corrobora a idéia da morte na infância ser um tema abominado não só pelos comuns como também pela equipe de saúde. 

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Biografia do Autor

Roberto Lyra Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Enfermeiro, Mestre e Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO

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Publicado

2011-11-01

Como Citar

1.
Ferreira BS, Silva RL, Monteiro JL, Luz M. THE CONFRONTATION OF DEATH AMONG NURSES IN THE PEDIATRIC ICU: AN INTEGRATIVE REVIEW. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de novembro de 2011 [citado 24º de novembro de 2024];3(4):2561-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1537

Edição

Seção

Artigo Original

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